Curta e fique por dentro!

[Resenha] A Espada do Verão.



Título original: The Sword of Summer
Autor (a): Rick Riordian
Editora: Intrínseca
Ano: 2015
ISBN: 9788580577952

Sinopse: Às vezes é necessário morrer para começar uma nova vida... A vida de Magnus Chase nunca foi fácil. Desde a morte da mãe em um acidente misterioso, ele tem vivido nas ruas de Boston, lutando para sobreviver e ficar fora das vistas de policiais e assistentes sociais. Até que um dia ele reencontra tio Randolph - um homem que ele mal conhece e de quem a mãe o mandara manter distância. Randolph é perigoso, mas revela um segredo improvável: Magnus é filho de um deus nórdico. As lendas vikings são reais. Os deuses de Asgard estão se preparando para a guerra. Trolls, gigantes e outros monstros horripilantes estão se unindo para o Ragnarök, o Juízo Final. Para impedir o fim do mundo Magnus deve ir em uma importante jornada até encontrar uma poderosa arma perdida há mais de mil anos. A espada do verão é o primeiro livro de Magnus Chase e os deuses de Asgard, a nova trilogia de Rick Riordan, agora sobre mitologia nórdica.

"Supliquei por respostas que explicassem por que a perdi, por que minha vida inteira desde então não passou de uma espiral de coisas ruins."

Magnus Chase tem quinze anos, mora nas ruas de Nova York e é órfão. Ele nunca conheceu seu pai e sua mãe morreu há dois anos em circunstâncias duvidosas. Mesmo tendo familiares vivos, como seus tios, sua mãe fez com que prometesse não pedir ajudar a eles. E, desde então Magnus nunca mais pensou sobre eles, até que seus amigos lhe dizem que tem pessoas procurando-o.

Magnus quer muito saber o que levou seu tio e sua prima Annabeth a procurá-lo, só que sua mente não o deixa esquecer a promessa. Além disso, por que só agora vieram a sua procura? E onde estava seu tio Randolph? Duvidaras e mais dúvidas surgem na cabeça dele, porém sua vida nas ruas o ensinou a saber mais antes de tomar uma decisão.

Enquanto procurava saber o que estava rolando com sua família, Magnus reencontra Randolph e ele avisa que virão atrás dele, caso não encontre a espada do verão "eles" darão um fim a vida de Magnus. Randolph sempre foi esquisito, mas, agora dirigindo em direção a ponte Longfellow, ele não eta falando coisa com coisa. Magnus teme que tenha tomado uma má decisão, no entanto não há como voltar atrás.

Mal ele toda na espada e já dar de cara com Surt (o mesmo que o Diabo da mitologia nórdica). Magnus nunca lutou na vida, porém a espada ganha vida e consegue retardar o pior, Surt, entretanto, é traiçoeiro e o acerta na barriga, Magnus ainda lhe acertar, mas sua morte (não é spoiler) é inevitável. Seria esse o fim da vida de Magnus Chase?  

"A questão do destino, Magnus, é a seguinte: mesmo que não possamos mudar o cenário, nossas escolhas podem alterar os detalhes. É assim que nos rebelamos contra o destino, como deixamos nossa marca. Que escolha você vai fazer?"

Desde o lançamento, eu desejava fazer essa leitura e nunca surgia a oportunidade. Por isso, estou muito animada em vim falar o que achei dessa leitura, porque Tio Rick nunca erra, mesmo alguns amando que ele tem uma certa receita na hora de escrever deus livros.

Ah, Magnus! O que falar de um personagem que me rendeu tantas momentos divertidos e muitas risadas? A vida dele não é fácil e após sua morte só vai piorar. Contudo, ele não faz o tipo dramático, e tenta aceitar e entender as coisas conforme elas vão acontecendo. Magnus é diferente dos outros personagens ue já conheci do Tio Rick, ele chega a ser um pouco solitário e por ter passado por muitas situações difíceis, o leitor começa a torcer por algo bom para ele. Magnus é um personagem marcante.

Hearthstone é um personagem que cativa bastante. Ele é um elfo e é muito habilidoso com magia, e foi justamente a magia e por ser mudo que seus familiares o rejeitaram. Mas, Hearth não desistirá de alcançar seu sonho. Blitz é um anão, ele é filho de uma Deusa e isso faz com que seja da família de Magnus. Anões são famosos por sua habilidade em criar armas e coisas que podem tornar o dia-á-dia mais fácil, porem, o sonho dele é ser costureiro (ou designer), o que os outros anões não veem com bons olhos. Hearth e Blitz formam uma dupla e tanto.

Confesso que não conhecia praticamente nada da mitologia nórdica, e foi um dos motivos que me fizeram querer ler esse livro, tudo o que sabia desse universo descobri através dos filmes de Thor haha. Enfim, como já é costume do Rick, ele pesquisou muito sobre antes de escrever, não há dúvidas que não foram respondidas nesse livro — com exceção dos ganchos para o próximo volume. Além do mais, o humor do livro tornar muito gostoso aprender mais sobre essa mitologia.

A narrativa é muito fluída, porém o que deixa a leitura dinâmica e rápida de se ler são as cenas de ação. Há muita açaís do começo ao fim, quando você finaliza um capítulo o gancho para o próximo — e os títulos dos capítulos que são hilários — contribuem para que seja muito difícil largar o livro.

Eu esperava que fosse ter algum romance no meio da história, porém não teve. Não considero isso ruim, mas fico me perguntando como isso afetará os próximos livros.

A espada do verão é o tipo de livro para quem gosta e até para quem não gosta de História. A escrita do Rick é incrível, parece que o autor só melhora com o tempo. O sarcasmo e humor que já são característicos dele também aparecem por aqui e tornar tudo ainda melhor. O livro é leve, divertido, provoca um mix de sentimentos e tem uma história muito bem desenvolvida.


Beijos e até o próximo post!

18 comentários:

  1. Olá!
    Já ouvi muito a respeito desse autor, mas nunca tive interesse em ler suas histórias... Não gostei muito da premissa desse livro, infelizmente, ela não me instigou em nada, então, passo a dica. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oiii Thay tudo bem?
    Infelizmente dessa vez a obra não despertou meu interesse linda, mas fico contente que gostado, sempre achei tão lindaas essas capas, mas a premissa não me agrada muito.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Bom dia

    Ganhei esse livro do meu namorado no começo do ano, e peguei pra ler só agora, por ser algo sobre a mitologia nórdica eu achei que não ia me interessar. Mas foi só começar o livro que eu me vi completamente presa a história, esse foi o primeiro livro do Rick que eu li, e posso garantir que vou ler outros. Eu quero esse seu marca páginas, me manda por correio? kkkk bjos!!

    https://me-afogando-em-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu já li A Espada do Verão e gostei muito! Achei bem inovador o tio Rick nos mostrar o universo nórdico. Embora eu ainda veja semelhanças com Percy Jackson. Espero que você curta a série, acho que você terá um pequeno vislumbre de romance (bem pequeno) no próximo volume. rsrs
    Bjos!
    Por essas páginas

    ResponderExcluir
  5. Oi, Thay! Eu já era apaixonada por essa capa, mas nunca soube do que se tratava a história haha, mas agora que li a sua resenha fiquei ainda mais curiosa para adquirir esse exemplar. Gentee, que história incrível! Estou muito curiosa para saber o que aconteceu com o Magnus após a sua morte e o porquê de quererem matá-lo. Adoro esse tipo de enredo e também histórias relacionadas a mitologia nórdica. Dica anotada, com certeza e espero ler esse livro em breve. Bjss!

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem?

    Tenho alguns livros do tio Rick, mas ainda não li por não curtir muito o gênero. To enrolando muito pra isso. Mas confesso que esse novo livro dele não despertou meu interesse e lendo sua resenha, só confirma minha sensação. Que bom que você curtiu, assim não foi perda de tempo.

    Beijos
    Laneh Martins

    ResponderExcluir
  7. Já ouvi falar maravilhas desse livro, também escutei falarei bem mal. Acho que deve ser um daqueles de "ame-o ou deixe-o".rsss. Dua resenha ficou uma graça, ainda assim a história de Magnus conseguiu me atrair o suficientr para querer engrenar em uma série.

    ResponderExcluir
  8. Sou fã do autor, mas não li este livro ainda. Gosto da forma que ele desenvolve seus enredos e o ritmo que emprega. Sempre acabo fazendo pesquisas ao longo da leitura, o que acaba me encantando mais ainda nos livros dele.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  9. Eu acho a capa desse livro muito bonita e adorei ler a sua resenha sobre a obra. Eu ainda não li, mas tenho curiosidade. Gostei da maneira como você falou sobre o livro e de saber a sua impressão com a leitura

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem? Ainda estou bem atrasada nas leituras do tio Rick haha afinal ainda não acabei nem Percy Jackson. Gosto da escrita do autor, e esse universo que ele explora mas ainda falta muito para chegar nessa série. Amei a sua resenha, e ela só me deu mais ânimo em continuar até chegar a essa e espero que isso aconteça em breve.
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem?

    Confesso que nunca li nada do autor, assisti alguns filmes baseados em obras dele, mas ler mesmo, nada. Gostei de saber que o autor trabalha bem um certo humor no livro, isso pra mim torna oi enredo mais atrativo. Dica anotada!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  12. Eu ainda não li nada do autor! Tenho alguns livros dele lá em casa, mas sinto que ainda não chegou a hora certa, sabe? Quero bastante ler esse, gosto dessa vibe mitologia e é mais um que entrou pra minha lista.

    ;*

    ResponderExcluir
  13. Preciso primeiro, criar vergonha na cara e ler Percy pra poder embarcar nesse mundo.
    Eu já era bem curiosa por essa obra e sua resenha só me deu mais vontade de ler!!
    Adorei!

    beijinhos!!

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  14. é,eu acho ideal para o público juvenil a escrita do autor... comecei a ler Percy mas acabei não concluindo a série... essa saga nórdica ainda nao tive oportunidade de ler mas tem um enredo curioso...
    bjs...

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem?
    Não conheço nada de mitologia nórdica e como adoro ler histórias que explorem diferentes mitologias, tenho muita vontade de ler o livro!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  16. Olá.
    Também não conheço quase nada da mitologia nórdica, por isso acho que seria interessante eu ler este livro. Ainda mais que você gostou tanto e demonstrou tanto entusiasmo, que acho que vou gostar também.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  17. Amo livros com sarcasmo e humor! Chegamos ao fim sem nem perceber que ficamos horas com o livro nas mãos. Mesmo assim, esse não conseguiu me cativar. Sei que ele tem diversos fãs e fico feliz que você gostou tanto da leitura, mas ainda não escolheria ele pra morar na minha casa, rs.
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Olá tudo bem?
    Como fã de PJO, fica meio na cara dizer que estou morrendo de vontade de ler esse livro. Apesar de eu não gostar de alguns aspectos da escrita do Tio Rick,tenho que admitir que o cara sabe como nos prender e despertar a nossa curiosidade.
    Só tenho bastante receio de acabar não gostando.
    Bjs

    ResponderExcluir

© Entre óculos e Livros - Todos os direitos reservados.
Criado por: Thayanne.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo