Curta e fique por dentro!

[Resenha] Quando o amor bater à sua porta.


Autor (a): Samanta Holtz
Editora: Arqueiro
Ano: 2016
ISBN: 9788580415971

Sinopse: Ele tem um passado do qual não se lembra. Ela precisa esquecer o seu. Malu Rocha é uma escritora de 29 anos independente, confiante e bem-sucedida. Mora sozinha em São José dos Pinhais, perto de Curitiba, onde mantém uma rotina regrada de pedalar todas as manhãs, escrever e, semanalmente, visitar o avô de 98 anos em uma casa de repouso. Porém sua vida toda controlada sai do eixo quando um homem bate à sua porta e se apresenta como Luiz Otávio Veronezzi, dizendo ter perdido uma reunião marcada com ela. Malu não se lembra do compromisso e sua primeira reação é dispensá-lo. Mas o belo desconhecido insiste, explicando que sofreu um acidente de carro, ficou em coma e perdeu a memória, assim como seus documentos. As únicas coisas que restaram foram um pouco de dinheiro e um papel com o nome e o endereço de Malu, o nome dele e a data da reunião. Luiz confessa que a escritora era sua última esperança para descobrir a própria identidade. O problema é que ela não tem a menor ideia de quem ele seja. Desconfiada, mas sentindo-se responsável pelo acontecido, Malu decide ajudá-lo e embarca em uma jornada para descobrir quem ele é – o que acaba trazendo à tona muitos fatos sobre si mesma, seus medos e segredos mais bem guardados, além de um passado que preferia esquecer. A bela narrativa e a trama que prende do começo ao fim nos convidam a acompanhar Malu e Luiz nessa busca que se transforma em uma história de amor de tirar o fôlego.

"Engraçado como vemos algo tão diferente, mesmo olhando para a mesma coisa."

Malu Rocha é uma autora bastante conhecida. Já escreveu sete livros, e o oitavo está a caminho. Mas, é justamente neste livro que ela está tendo dificuldades para desenvolver o final. Malu é conhecida por seus finais felizes e um pouco clichês. Só que a Malu que escreveu os outros livros não existe mais. Na verdade, existe, porém foi soterrada por momentos infelizes do passado.

Seu editor lhe deu um prazo para entregar o livro, e ela aceita, pois conseguiu encontrar o final realista que tanto desejava. Contudo, o final não foi bem aceito pela editora e ela terá que refazê-lo.

Em meio a isso, um desconhecido bate à sua porta (sorry pelo trocadilho, não consegui me conter) e conta lhe que perdeu a memória, e as únicas coisas que sabe sobre si mesmo é seu nome, Luiz Ótavio Veronezzi que tinha uma reunião marcada com Malu. Malu tenta ajudar o desconhecido mesmo com certo receio, mas a pessoa responsável por sua agenda é a assessora dela, Rebeca.

No entanto, Rebeca é muito desajeitada e o único meio de descobrir algo sobre Luiz Ótavio estava no notebook que ela mandou formatar. Sem dinheiro, trabalho e memória, Luiz Ótavio da um jeito de se virar. Mas, ao ver onde ele está "morando", Malu decidi ajudá-lo e o contrata para cuidar do seu quintal. A partir daí surgirá uma amizade, e mesmo que Malu a princípio não tenha acreditado nele, ela percebe o quanto deve ser difícil não ter memória.

"Ficaram ali, dançando ao som da natureza, até o sol baixar atrás das árvores. Palavra alguma foi trocada sobre o beijo, mesmo depois que, tremendo de frio, eles resolveram sair da água e correram até seus quartos para um banho quente. Era como se o riacho tivesse se tornado um universo paralelo só deles; não importava se ele se eternizaria ou se desamancharia no instante seguinte. Bastava saber que havia existido."

Até as primeiras trinta e poucas páginas, eu estava achando tudo muito entediante. Malu não é uma personagem de quem você gostará no início. Ela é fria e às vezes passa a imagem de arrogante. E nessas trinta páginas nós fomos conhecendo um pouco sobre ela e sua rotina. Quando o Luiz Ótavio surgiu na história, o livro começou a ficar bom, pois minha curiosidade para saber quem de fato era aquele belo estranho estava em alta conta. A autora foi brilhante nesse começo da história, pois eu não esperava por nada que houve depois.

Se você espera uma protagonista que vai cair de amores pelo Luiz Ótavio, esqueça! O romance é a última coisa que passa pela cabeça da personagem. Tudo o que Malu mais quer é distância do amor. No começo, ela é bem fechada, nem Rebeca que convive com ela há quase um ano sabe tudo sobre ela. Mas, conforme ela vai criando intimidade com Luiz, ela passa a ser uma pessoa mais acessível. Malu não fala sobre seu passado, mas para os leitores fica subentendido que há uma história ali. O que me deixou propensa a conhecer a real Malu e o que me fez sentir empatia por ela, quando seu segredo foi revelado, me ajudou a entendê-la.

A narrativa é em terceira pessoa, mas a autora foi tão detalhista sobre as emoções dos personagens passou a impressão de ser em primeira pessoa. Era como se de fato o leitor conhecesse os personagens, principalmente Malu e Luiz. A escrita da autora é muito boa, e ela consegue transmiti o que os personagens estão sentindo, além disso é uma escrita bem fluída.

Eu já conhecia a autora, e já tinha lido um outro livro dela. Mas, fiquei bem feliz por Quando o amor bater à sua porta foi lançado, pois a autora ganhou um destaque maior e com isso atingiu um público bem diversificado. Porém, mesmo tendo gostado desse livro, meu favorito continua sendo Renascer de um outono (clique aqui para ler a resenha), que se você ainda não leu, leia! Pois tem uma história incrível. 


Beijos e até o próximo post!

19 comentários:

  1. Olá
    Eu quero muito poder fazer essa leitura, especialmente por já ter lido vários comentários positivos a respeito. Já conheço a escrita da autora e por isso estou bem empolgada para conferir. Fiquei bem curiosa sobre a protagonista e pelo visto parecer ser bem carismática. Sobre o outro título que você comentou, Renascer de um outono, eu ainda não conhecia, e claro que irei procurar mais informações a respeito.
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Eu fiquei muito encantada pela capa! Que primeira impressão incrível!
    Estou ansiosa para ler esse livro. Na verdade, ele já fazia parte da minha wishlist e agora, então, a vontade só aumentou!
    Parece ser muito bom!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá, eu tenho ouvido maravilhas sobre esse livro, mas gostei da visão nova que você me passou. Personagens que não vamos cair de amores logo do começo. Isso é bom de vez em quando porque mostra um pouco de veracidade, mas por outro lado se não for bem desenvolvido pode acabar com o livro. Gostei de saber que temos uma narrativa em terceira pessoa. Pretendo ler esse livro em breve e venho aqui tricotar com você. Beijos

    ResponderExcluir
  4. Eu ainda estou lendo esse livro e tô apaixonada, sério.A escrita da Sam é IMPECÁVEL <3
    Muito bom mesmo :)

    beeijão :)
    http://www.carolhermanas.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem?
    Já li algumas resenhas da obra e tenho curiosidade em lê-la, o fato de um estranho bater na porta da protagonista, sem memória nem nada me deixa intrigada, sem falar que tem um certo romance no livro e fico me perguntando se ele é casado, se tem família, e tal e como isso tudo se desenrola. Enfim, já estava curiosa em lê a obra antes e a sua resenha só me deixou ainda mais intrigada. E eu ainda não li nada da autora.

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Estou bem curiosa em relação a esse livro, pois acho a premissa muito interessante e tenho curiosidade para saber quem é o estranho que bate à porta de Malu.
    Tenho visto muitas pessoas falarem que não gostaram muito da Malu no começo por ela ser tão fechada e acho que até entendo as pessoas não gostarem.
    A única coisa que posso dizer é que sua resenha triplicou minha curiosidade de conhecer esse livro, pois parece ser incrível.
    Claro que anotei a dica.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  7. Querida Thayenne,

    Que delícia ler essa resenha linda e conhecer a evolução da sua leitura! :) Malu é realmente muito difícil no começo do livro e, assim como aconteceu com você, fico feliz demais em ver que os leitores a compreendem e passam a amá-la quando a rocha vai se retirando e dando lugar a quem ela realmente é... <3

    Muito obrigada, de coração, por dividir suas impressões aqui no blog!!!

    Beijos no coração,
    Sam :*

    ResponderExcluir
  8. Oi!

    Eu adorei bastante ler essa obra. Eu não conhecia a autora e nossa, foi uma boa primeira impressão. Eu me identifiquei muito com a Malu, talvez seja por isso que eu não tenha a achado fria, mas gostei bastante do desenvolvimento dela durante a trama e do seu relacionamento com o L. Otávio.

    Parabéns pela resenha, fico feliz que também tenha gostado!

    beijos =)

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Ainda não tive nenhum contato com a escrita da autora, mas já vi muitos elogios acerca da obra e isso tem me deixado muito curiosa.
    A premissa é bem interessante e quero muito saber o que aconteceu com Luiz para que ele portasse apenas um bilhete com o nome e endereço de Malu e como essa relação entre eles foi se desenvolvendo aos poucos.
    Vou procurar o outro livro da autora para ler também.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá!! :)

    Eu não conhecia este livro mas ainda bem que gostaste da leitura! :) Espero ler mais tarde, ainda que não seja o meu género mais apreciado! :)

    Eu confesso que não aprecio muito narrações em 3 pessoa mas adorei saber que a autora faz sentir as emoções, mesmo assim! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-do-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem? Já vi diversas resenhas sobre esse livro é estou curiosa para conhecer essa história e descobrir como tudo cai terminar principalmente se o homem vai recordar suas memórias e o motivo de ter o endereço de Malu. Sério que as primeiras trinta páginas não te prenderam? Que bom que mesmo assim você gostou da história.
    Bj

    ResponderExcluir
  12. Olá ♥
    Estou doida para ler esse livro, pois parece sair um pouco do clichê que já estamos acostumados a ler. A premissa é muito instigante e nos faz querer devorar o livro de imediato. Ainda não tive nenhum contato com a escrita da autora então pelos comentários positivos que vejo ao redor desse livro vi que sera uma leitura positiva. Única coisa que eu não gosto muito é a narrativa em terceira pessoa, mas nada que me impeça de ler um livro. Espero gostar tanto igual você. Parabéns pela resenha. Beijos ♥

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    Ultimamente muita gente anda falando bem desse livro e com isso minha curiosidade só aumenta, pois infelizmente nunca li alguma obra da autora. O romance que se desenvolve entre os personagens deve ser incrível e bem realista, já que no começo a Malu se demonstra inacessível, mas fico feliz em saber que o motivo disso é esclarecido no livro e que isso faz com que o leitor compreenda a personagem. Adorei a sua resenha, quero muito ler esse livro.

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Estou morrendo de vontade de ler esse livro, foi bom saber que, apesar de ser bem difícil de ler no começo, a história se torna tão fluída depois. Gostei também de esclarecerem o porque da Malu ser assim do jeito que é.
    Beijos
    http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  15. Oii Thay, tudo bem?
    Eu até pensei em solicitar esse livro para a Arqueiro, pois a proposta dele me atrai :)
    Mas fiquei com um pé atrás. E mesmo lendo resenhas super bacanas como a sua, continuo com esse pé lá atrás hahahahha Sabe quando você tem a sensação de que não vai gostar do livro, mesmo a proposta te agradando? Pois é. Sei que isso é estranho, mas é meu sentimento :3 Mas quem sabe, no futuro, eu me arrisque hahaha
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Olá, não sou muito fã de livros em terceira pessoas , mas já que você falou que autora faz com quem esqueçamos disso pelos detalhes dados irei dar uma chance. Adorei saber que o livro não é mais um clichê e a personagem não se entrega ao amor tão facilmente.

    ResponderExcluir
  17. Eu já li outras resenhas desse livro, e todas foram bastante positivas. Vou colocá-lo na minha lista de leitura, pois adoro um romance bem escrito. Ainda não li nada da autora, e estou ansiosa para começar. Ele parece ser um livro bem leve, pra ler em qualquer momento. Abraços

    ResponderExcluir
  18. Olá amore,
    Pra ser sincera esse livro não me instigou muito a leitura não... embora a capa seja belíssima.
    Pode ser que no futuro eu mude de ideia. Afinal a vida é uma incógnita neh...
    Adorei a resenha, parabéns!
    Beijokas
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oi, tudo bem?
    Já tinha lido uma resenha sobre esse livro e definitivamente fiquei fã do protagonista masculino antes mesmo de começar a leitura porque li um quote lindo falado por ele! Quero muito fazer essa leitura e tenho ainda mais certeza de que vou amá-la!
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://rillismo.blogspot.com

    ResponderExcluir

© Entre óculos e Livros - Todos os direitos reservados.
Criado por: Thayanne.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo