Curta e fique por dentro!

[Resenha] A garota sem passado.


Título original: Before He Finds Her
Autor (a): Michael Kardos
Editora: Arqueiro
Ano: 2016
ISBN: 9788580414912

Sinopse: Num domingo de setembro de 1991, Ramsey Miller deu uma festa em casa para os vizinhos. Depois, assassinou a esposa e a filha de 3 anos. Todo mundo na pacata cidade de Silver Bay conhece a história. Só que todos estão errados. A menina escapou. Sob o nome falso de Melanie Denison, ela passou os últimos quinze anos escondida com os tios numa cidadezinha remota. Nunca pôde viajar, ir a uma festa na escola ou ter internet em casa, porque Ramsey jamais foi encontrado e poderia ir atrás dela a qualquer momento. Mas, apesar das rígidas regras de segurança impostas pelos tios, Melanie se envolve com um jovem professor da escola local e engravida. Ela decide que seu filho não terá a mesma vida clandestina que ela e, para isso, volta a Silver Bay para fazer o que nem os investigadores locais, nem a polícia federal, nem o FBI conseguiram: encontrar seu pai antes que ele a encontre.

"O passado era como um peixe tirado do mar: escorregadio e nunca tão bonito quanto você imaginava."

Ramsey Miller matou a esposa e a filha, após uma festa promovida pela família, muitos anos depois e ninguém conhece – de fato – os detalhes ou o motivo que o tenha levado a fazer algo tão cruel. A única coisa que se sabe sobre aquele dia é: Ramsey fugiu.

Meg, agora com o nome de Melanie Denison, sobreviveu. Ao contrário do que todos pensavam, ela está viva e mora com os tios Wayne e Kendra. Como Ramsey (seu pai) nunca foi capturado, os tios de Melanie eram muito protetores, evitava que ela saísse de casa ou até mesmo criasse redes sociais, o mais longe que ela se mantivesse da internet, melhor.

Durante anos, Melanie estudou em casa, tendo sua tia como tutora. Porém, o dinheiro apertou e ela precisou arranjar emprego. E Melanie foi mandada para a escola. Ela nunca conseguiu se encaixar, pois tinha medo de sem querer acabar revelando alguma coisa.

Melanie começa a se relacionar com Phillip Connor, um professor da sua antiga escola, que foi onde se conheceram. Mel acabou engravidando e não quer que seu filho (a) viva da mesma forma que ela, em constante perigo e temendo pela própria vida. É por conta própria começa a investigar o que aconteceu anos atrás.

"e agora, e em meio a esse turbilhão de lembranças ele viu ressurgir à sua frente, com a força de uma comporta aberta, toda a raiva que durante anos ele havia se esforçado tanto para represar."

Eu estava cheia de expectativa para esse livro, e acho que foi por isso que acabei não gostando tanto: expectativa. A proposta do livro é muito boa, o desfecho foi cheio de reviravolta e me deixou de boca aberta, os personagens foram muito bem construídos e por a narrativa ter mais de um ponto de vista, fez com que o leitor compreendesse tudo o que aconteceu naquele dia.

Melanie/Meg foi uma das protagonistas mais fortes que já li, mesmo grávida e não tendo acesso fácil a dinheiro, ela conseguiu sozinha chegar a um jornalista, que não só a ajudou como lhe guiou até a verdade. Além disso, deve ter sido muito difícil conviver com a certeza de que cresceu orfã por causa do próprio pai, sobre quem não consegue ter uma opinião firmada, pois nunca chegou a realmente conhecê-lo.
Já Ramsey é um personagem muito enigmático, tudo o que sabemos sobre ele é através de flashbacks, e mesmo assim não dá para fazer um pré-julgamento sobre ele, já que desde sempre ele deu indícios de ser uma pessoa problemática e difícil de se conviver.

Minhas únicas queixas em relação a esse livro é, o autor teve uma ideia brilhante ao criar essa história, mas quase no fim da história passou a impressão de que se perdeu um pouco e isso deixou o final muito apressado, outra coisa que não gostei foi o final do Ramsey, nós passamos o livro todo querendo saber se ele é culpado ou não, e quando finalmente as coisas ficam clara nós descobrimos o que aconteceu com Ramsey, e sinceramente não gostei nem um pouco, eu estava esperando por algo maior, algo que fosse me deixa perplexa e não foi isso que aconteceu 😕.

Um livro brilhante, com personagens muito fortes, com um desfecho de deixar o leitor louco da vida. Uma leitura muito fluída, que faz com que o leitor fique sempre em suspenso e esperando por algo que nem ele mesmo sabe (hahaha), mas que tem um final muito bonito, que no fim compensou toda a tragédia que a Melanie/Meg viveu. Além de uma narrativa cativante e convicente.

13 comentários:

  1. Parece ser muito interessante, e supreendente.

    meumundomeubooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Thay,
    Acho a história desse livro bem interessante, já coloquei ele na minha lista, pretendo ler em algum momento. Meg realmente reuniu força para enfim conseguir viver em paz. Não sei realmente o que acontece, mas é claro que foi com essa certeza que foi atrás das respostas. Não consigo nem imaginar a sua situação. A história realmente tem tudo para surpreender, uma pena que segundo sua resenha, o autor tenha se perdido um pouco.
    Bjim!

    ResponderExcluir
  3. Que história maravilhosa é essa? =O. Estou simplesmente de boca aberta, e desejando muito ler o livro. Fiquei meio chateado que você não gostou do final, talvez o autor percebeu que tinha coisa demais, e acabou apressando demais o desfecho. Mesmo assim, é uma história que me pegou e que com certeza vou colocar na minha enorme lista de livros a serem adquiridos.
    Leitor Irônico

    ResponderExcluir
  4. Olá Thay,
    A premissa desse livro é, mesmo, incrível e também sou cheia de expectativas em relação a ela. Acho que o autor tinha uma história muito boa, mas que não foi bem trabalhada e, por conta disso, ele se perdeu, como você disse.
    Uma coisa que chamou minha atenção foi a construção da Mel/Meg achei muito legal o que você disse dela.
    Preciso ler para formar uma opinião para ontem.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  5. Oi!! Tudo bem?

    Eu li esse livro recentemente e adorei. É meu gênero favorito!! Eu concordo contigo, personagens são bem fortes mesmo e esse final me deixou louca MESMOOOO!! hahah Além disso, é tudo muito bem ambientado e construído. Um excelente livro.

    Beijos,

    Juliana Garcez | Livros e Flores

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Vi muita gente falando super bem do livro. Eu acho a premissa muito bacana e é uma pena que tenha dado a impressão de que o autor se perdeu um pouco e não deu um fim digno para o personagem. Ele está na minha tbr, espero ler, mas já vou mais sem expectativas. Haha.

    Parabéns pela resenha
    bjs =)

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Não conhecia esse livro ainda. Achei o tema e a premissa muito interessante mas fiquei chateada que o autor se perdeu um pouco e correu com os fatos do livro no final, e que o final dado para o Ramsay não te agradou muito, uma pena. Mas mesmo assim acho muito legal conferir essa história.
    Beijos.
    https://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Eu estou desde o lançamento querendo ler esse livro, adoro livros com mistérios e suspenses e esse me deixou bem curiosa. Mas essa já é a segunda resenha que me fala que o final deixou a desejar (triste)=mas, ainda sim, tenho vontade de conferir. Só que não com tanta vontade como antigamente rs' gostei de saber mais sobre e sua opinião. Irei ler em breve!

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir
  9. Oi Thay!
    Já tinha visto a capa por aí, mas nem li a sinopse. Quando comecei a ler a resenha pensei "PQP, esse livro deve ser maravilhoso", pena que o autor acabou se perdendo no final e deixando as coisas apressadas. Odeio quando isso acontece, quero saber os porquês detalhados, caramba! kkk Mas mesmo assim fiquei curiosa pra saber se o pai matou a mão da Meg/Mel mesmo, sem esquecer de mencionar que quero muito conhecer a protagonista. Ela deve ser ótima!
    Ótima resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Ei Thay, a premissa do livro parece ser super interessante. Bem repleta de mistério que particularmente me instiga a continuar. Mas não sei se é um livro que eu leria, não por agora. Que pena que no final a leitura não atendeu muito as suas expectivas, acho que isso acaba acontecendo com todo leitor. Gostei muito da sua resenha e vou até indicar pra uma amiga, que eu tenho certeza que vai se interessar bastante nesse livro.

    Bjs Mih!
    paradisebooksbr.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Eu já tinha visto esse livro, mas não tinha lido nada a respeito. Gostei muito da sua resenha e estou pensando em fazer a leitura, porém fiquei um pouco desanimada pelo autor ter uma ideia brilhante, mas não conseguir desenvolvê-la. Outro ponto que você abordou foi o final apressado que também me incomoda muito. Mas saber que o livro é brilhante, me deixou curiosa para conhecer essa história.
    Beijos.

    Um Rascunho a Mais

    ResponderExcluir
  12. Olá! Estava aqui criando altas expectativas só pela sinopse do livro então vc fala que não gostou tanto justamente por isso ( risos ). Mas mesmo assim vou ler, até anotei na minha lista de leituras. Parabéns pela resenha, beijos!
    Umparadoxoliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Ei, gostei da premissa do livro, acho que eu não iria gostar do final assim como você, mas acho que irei me arriscar em lê-lo e não criar tanta expectativa para o mesmo rs
    Beijos

    www.ironiadascapas.com.br

    ResponderExcluir

© Entre óculos e Livros - Todos os direitos reservados.
Criado por: Thayanne.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo