Curta e fique por dentro!

[Resenha] Resposta Certa.


Título original: Starter for Ten
Autor (a): David Nicholls
Editora: Intrínseca
Ano: 2012
ISBN: 9788580572049

Sinopse: O ano é 1985. Brian Jackson, com uma bolsa de estudos e ótimas notas, acaba de entrar para a universidade. E parece que finalmente conseguirá realizar um antigo sonho: aparecer em um popular programa de perguntas e respostas na televisão, onde poderá demonstrar todo o seu repertório de cultura geral. Após entrar para a equipe da faculdade e passar pela fase classificatória, Brian se prepara para seu primeiro embate televisivo, ao mesmo tempo em que se vê apaixonado por uma de suas colegas de time: a linda, inteligente e assustadoramente elegante Alice Harbinson. Quando Alice se recusa a ceder aos encantos ligeiramente ansiosos de Brian, ele aparece com um plano infalível para conquistar o coração de sua amada de uma vez por todas. Ele vai ganhar o jogo. A qualquer custo. Porque, afinal, todos sabem que o que uma mulher realmente procura em um homem é uma vasta gama de conhecimentos gerais.

"Tenho isso de vez em quando, a necessidade de me definir como uma coisa ou outra."

Brian Jackson terminou o ensino médio e está indo para universidade, pela primeira vez na vida está saindo da pequena cidade onde nasceu e foi criado, tendo que deixar a sua mãe e seus dois melhores amigos para trás. Brian perdeu o pai aos 10 anos e desde então sua mãe tem ficado solitária.

Seu melhor amigo, só não foi para universidade porque não quis, pois é um garoto muito inteligente, porém deixa que as pessoas tenha uma visão errada dele.

Assim que chegar no campus, Brian percebe que tudo o que idealizou sobre universidade estava errado. Mas, ali ele percebe que tem uma chance para mudar isso em si aquilo de que não se agrada. Além de ter que aprender a administrar seu tempo e seu dinheiro.

Brian, quando pequeno costumava assistir tv com o pai, e eles adoravam a um programa chamado desafio universitário. O programa começa recrutar pessoas e o Brian decidi inscrever. Chegando no local da prova, ele conhece Alice, uma garota deslumbrante, e se ver apaixonado por ela. Porém, ele descobrirá que algumas coisas não são o que parece.


Depois que li Um Dia do David Nicholls, fiquei com receio de ler outros livros dele. Ele tem uma escrita boa, sabe construir e desenvolver os personagens, porém sempre me traz a sensação de que falta algo, falta aquilo que me faz sentir empatia ou até mesmo gostar de seus personagens.

Com o Brian não foi diferente. Mesmo ele passando uma imagem que queria para si, tinha atitudes completamente contrárias ao que falava. E isso deixou uma sensação de pessoa duvidosa. Brian entrou no curso de literatura por não encontrar nenhum outro curso que gostasse, e ao invés de se dedicar e procurar estudar, ele só ficava pensando em Alice, uma personagem que me deu ódio.

Alice é a típica patricinha rica, que claramente não compartilhava do mesmo sentimento que o Brian, mas que ainda assim passava uma grande quantidade de tempo enrolando-o, fazendo-o acreditar que eles poderiam ter um relacionamento, no livro não ficou claro seus reais motivos para isso, porém ao meu ver, Alice não passava de uma garota insegura e carente.

Enfim, não foi uma leitura ruim, porém não me agradou tanto quanto outras pessoas por aí. A história em si é muito bacana, toda essa transição de adolescente para adulto e como isso pode ser confuso. Contudo, os livros do autor não conseguem me prender ou me fazer cair de amores como faz as outras pessoas. Se você quer um livro que fale sobre faculdade, adaptação num curso, reality show, primeiros amores, relação familiar e entre amigos, esse livro é uma boa escolha.

E aí, já leram? Gostaram? O que acharam? Comentem aqui embaixo. Beijos e até o próximo post!

Um comentário:

  1. Olá!

    Eu tenho o mesmo receio de ler outro livro do David. Não que Um Dia foi ruim, mas achei a escrita dele muito cansativa. E após ler sua resenha, acho que isso provavelmente esteja presente em todos os livros.

    Não conhecia seu blog e adorei! Já estou seguindo :D Convido você para conhecer o meu cantinho: http://psamoleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

© Entre óculos e Livros - Todos os direitos reservados.
Criado por: Thayanne.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo