Curta e fique por dentro!

[Resenha] Radiante.


Título original: Radiance
Autor (a): Alyson Noel
Editora: Intrínseca
Ano: 2011
ISBN: 9788580577358

Sinopse: Algum tempo após o acidente de carro que a matou, Riley Bloom deixou sua irmã, Ever, no mundo que conhecemos e atravessou a ponte da vida após a morte até um lugar chamado Aqui, onde o tempo é sempre Agora. Riley reencontrou os pais, também vítimas do desastre, e Buttercup, o cão da família. Todos estavam se adaptando a uma morte boa e tranquila, até que ela foi chamada perante o Conselho e um segredo lhe foi revelado: a pós-vida não significa simplesmente uma eternidade de lazer. Riley tem tarefas a realizar. Ela é designada como Apanhadora de Almas, e Bodhi, um garoto diferente, que ela não consegue decifrar muito bem, é seu guia. Riley, Bodhi e Buttercup voltam à Terra para sua primeira tarefa: fazer o Menino Radiante, que há anos assombra um castelo na Inglaterra, atravessar a ponte. Muitos Apanhadores de Almas já tentaram convencê-lo e não obtiveram sucesso. Mas isso foi antes que o menino conhecesse Riley...

"Às vezes é necessário agir por conta própria. Às vezes é preciso fazer o que, no fundo, você sabe que está certo."

Riley Bloom tinha apenas 12 anos quando morreu, depois de sofrer um acidente de carro. Passou tanto tempo decidindo entre seguir seus pais e seu cachorro ou ia atrás da irmã mais velha, Eve, que acabou ficando presa entre os dois mundos. E apesar de ter muitas coisas a explorar como fantasma, algo a atrai para outro lugar.

Após atravessar a ponte, Riley se vê num lugar que ela conhece como Aqui e Agora, um lugar onde a passagem do tempo não importa, pois tudo o que eles tem é o agora. Riley reencontrou seus pais, avôs e Buttercup, seu cachorro. Ela leva alguns dias para se adaptar em Aqui, mas ao fazê-lo é "obrigada" a frequentar a escola de lá.

Sem saber e nem conhecer nada ou ninguém, ela fica um pouco perdida no primeiro dia, mas com um pouco de ajuda logo encontrará o seu lugar. Riley terá que passar pelo o Julgamento Final e dependendo de como foi sua consuta no plano terreno será delegada a algum cargo. Ela foi escolhida para ser Apanhadora de Almas, terá que voltar ao plano terreno e convencer os fantasmas de que a melhor opção é a travessia da ponte. Ela acreditava que seria moleza até pegar seu primeiro caso. Contando com a ajuda de seu cão e seu mentor/professor/treinador Bohdi, ela embarcará numa jornada repleta de aventuras.

"Para alguém com tendência a correr atrás de todos os elogios possíveis, eu na verdade não era tão boa para recebê-los."

Apesar de ser um spin-off da série Os Imortais, percebi que da para ler tranquilamente esse primeiro volume, não há risco de spoiler. Muita gente não gosta da série Os Imortais, mas eu adorei, foram leituras super agradavéis e que me envolveram bastante. E por isso decidi ler Radiante.

E não me arrependi em momento nenhum. Se eu gostei da escrita da Alyson em Os Imortais, em Radiante ela se superou. É nítida a diferença entre uma série e a outra. Nesse livro a narrativa se tornou mais fluída, divertida e é bem mais leve que os outros, sem todo aquele drama. Foi uma leitura que fiz num piscar de olhos.

Por o livro ser retratado pelos olhos de uma garota de 12 anos e americana, terão algumas coisinhas banais, que ao invés de entediar da um tom engraçado ao livro. A Riley é muito divertida e sempre da um jeito de falar sobre moda ou algum cantor/banda do momento. Eu gostei muito dela, pois mesmo sendo muito nova tem noção do que é certo e errado.

Nesse primeiro livro, a autora focou mais nos pensamentos da protagonista, porém deixou claro que outros personagens terão um futuro importante na série. Infelizmente, ainda não tenho os outros três livros, mas estou mega ansiosa para iniciar a leitura e contar o que achei aqui para vocês.

Beijos e até o próximo post!  

7 comentários:

  1. Thay ,

    Obrigada pela dica ! Amo livros desse tipo , parece ser bem interessante ! Já esta na minha lista !! Beijos :*

    www.pintandoasletras.com.br

    ResponderExcluir
  2. Uma vez quase comprei a série Os Imortais (uma promoção louca) mas fui ler resenhas e me desanimei um pouco. Não sabia que tinha spin-off, até reconheci o nome da autora mas não imaginava que tivesse algo a ver. Que bom que ela conseguiu tirar o drama um pouco, porque isso arrasta um pouco as coisas... Parece que tem aventura, ou estou enganada??

    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir
  3. Apesar de não ser um livro de meu interesse, gostei bastante da sua resenha.

    ResponderExcluir
  4. Adorei que o nome do cachorro é o mesmo do gato de Prim, em Jogos Vorazez HAHA! ADOREI A RESENHA, creio que irá para a lista de desejados.

    ResponderExcluir
  5. Ótima resenha. Não conheço os livros, mas parecem ser bons.

    ResponderExcluir
  6. Nunca li nada desse tipo mas me parece algo muito bom. Adoreeei as citações!!

    Beijos,
    viajenumlivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. O fato sobre caçar almas e ter um mentor, me lembrou um pouco o livro "Marcada" da série Guardiões de Alma da Kim Richardson. (:

    www.livroseumsegundomundo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

© Entre óculos e Livros - Todos os direitos reservados.
Criado por: Thayanne.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo