Curta e fique por dentro!

Resenha #108: Surpreendente!




Autor (a): Maurício Gomyde
Editora: Intrínseca
Ano: 2015
ISBN: 9788580578089
*Livro cedido em parceria com o autor*

Sinopse: Pedro Diniz tem um desafio e um problema pela frente. O desafio: filmar um roteiro magnífico capaz de surpreender o público e conquistar o prêmio mais importante do cinema brasileiro. O problema: não ter a menor ideia de como fazer isso. Aos 25 anos, recém-formado, Pedro está convencido de que é um sujeito muito especial, que tem a missão de usar o cinema como instrumento para melhorar o mundo. Diagnosticado na adolescência com uma doença degenerativa que o condenaria à cegueira, ele contraria a lógica da medicina quando a perda de sua visão estaciona de forma inexplicável. Enquanto comanda o último cineclube de São Paulo e trabalha em uma videolocadora na periferia, Pedro planeja seu próximo filme - a obra que vai consagrá-lo. E, para animar as coisas, conhece a intrigante Cristal, uma ruivinha decidida, garçonete e estudante de física nuclear, que mexe com seu coração. A perspectiva idealista de Pedro, porém, sofre sérios abalos. Atormentado por um segredo, ele parte com os amigos Fit, Mayla e Cristal numa longa viagem até Pirenópolis, em Goiás, a bordo de um Opala envenenado. Com câmeras nas mãos e espírito de aventura, a equipe técnica improvisada está disposta a usar toda a sua criatividade na filmagem, feita na estrada ao sabor de encontros inesperados e de sentimentos imprevisíveis. E o jovem cineasta descobre que, quando o destino foge do script, nada supera o apoio de grandes amigos.

"Nossa vida é feita de um momento esquecíveis, entremeados por pouquíssimos inesquecíveis. Por que não darmos a nós mesmos o presente de tentar viver um inesquecível?"


Pedro Diniz nasceu com uma doença generativa nos olhos, que até os doze anos não havia se mostrado presente. Depois dos doze anos e após exames foi constatado que aos poucos, ele perderia a visão. Contrariando todas as expectativas ao chegar aos dezenove, a doença regrediu. Possibilitando assim, uma vida normal ao Pedro, nenhum médico soube explicar o como e o porquê dessa melhora, o consideram um milagre da medicina.

Mesmo com todas as dificuldades de sua vida, Pedro tentou tirar apenas o melhor de cada situação, há dias felizes e tristes, como na vida de todo mundo, mas ele decidiu não deixar essa "deficiência" defini-lo e aproveita o máximo do que a vida pode lhe proporcionar.
Aos vinte e cinco, quase formado no curso de Cinema, ele está disposto a ganhar o Cacau de Ouro, um importante prêmio do cinema brasileiro. Ele tinha todo um roteiro pronto, mas as constantes mudanças da vida, o inspiraram a começar do zero.

O que não lhe falta é inspiração, já que recentemente ele conheceu Cristal, uma estudante de Física Nuclear, que é garçonete/ruiva de olhos verdes/craque do poker. E além disso, seus pais estão se separando depois de anos de um casamento (aparentemente) feliz. Cabe a ele, agora, escolher sobre o que irá escrever, a dor e o ressentimento de um divórcio ou a chama de uma nova paixão?

"E se uma pessoa passar toda a existência sem fazer algo realmente excepcional por um amigo, a vida não terá valido a pena."

Assim que soube desse lançamento - na época em que lançou -, não surgiu o interesse em fazer a leitura, confesso. Não conhecia o autor, não conhecia sua narrativa, mesmo tendo ouvido coisas boas sobre os livros do autor. O que me induziu a ler foram os comentários positivos que li na blogosfera. Por isso quando surgiu a chance de ser parceira do autor, não perdi tempo! E posso dizer que os comentários que li condizem com a estória. Correndo o risco de ser clichê, tenho que dizer que foi uma leitura surpreendente!

Pedro é um cara muito alto-astral, alegre, divertido, apaixonado pela vida e muito sonhador. Até que um acidente faz com que sua condição visual piore. A partir daí começam as dúvidas e incertezas, a escuridão quer se fazer presente mais cedo. É impossível não sentir empatia pelo Pedro. Ele é como nós em alguma das fases de nossas vidas. Sente a desesperança de não saber o que o futuro lhe reserva, isso faz com que sofra e tome algumas atitudes impulsivas. E é com ajuda de seus melhores amigos que perceberá que a vida pode ser surpreendente, apesar das dificuldades.

Um livro que me fez pensar sobre tudo de ruim que há em nossas vidas, mas principalmente me ajudou a perceber que não importa quantas coisas ruins aconteçam, as boas sempre se sobressaem. E se você tiver amigos então, tudo se resolverá até mesmo aquilo que achamos não ter solução.

Eu achava que o autor tomaria o rumo do "final feliz", já que tudo se encaminhava para isso, mas na metade do livro a estória teve uma reviravolta que me deixou de queixo caído e na expectativa por saber mais. Eu fiquei aflita demais com o final, pois eu não esperava por algo que aconteceu, isso me tocou muito, sabe. Apesar de eu não ter chorado, cheguei perto muitas vezes, pois o autor colocou lições de vida muito importantes no decorrer da estória.

A leitura foi muito fluída desde o começo, e isso me agradou bastante, e os capítulos eram curtinhos o que tornou uma leitura rápida. Além do Pedro, outros três personagens terão bastante destaque na estória, que são os melhores amigos, que fazem de tudo para que o Pedro tenha uma boa vida, as características atribuídas a eles podem ser facilmente encontradas em nossos melhores amigos, são coisa pequenas que na estória fizeram uma enorme diferença.


E aí, já leram? Gostaram? Ficaram curiosos? Deixe aqui embaixo seu comentário, adoraria saber :) 
Beijos e até o próximo post!


26 comentários:

  1. Menina pense numa pessoa que quer ler esse livro?? Agora pense numa que não tem tempo para começá-lo kkkk
    MDS amei sua resenha me deixou ainda mais ansiosa pra ler esse livro!

    ❥Blog:Gordices Literárias

    ResponderExcluir
  2. Oi Thayenne, tudo bem?
    Eu já conheço a escrita do autor e sei o quanto seu texto é cativante, assim como seus personagens são muito bem construídos. Estou ansiosa para ler esse livro desde o primeiro dia que soube do seu lançamento, sem contar que também acho essa capa maravilhosa e muito delicada. Fico feliz que a leitura tenha sido fluida para você, e o fato de os capítulos serem curtos agiliza bastante mesmo. Enfim, seus comentários só me deixaram mais curiosa e repleta de expectativas para conferir mais essa trama.
    Beijos , Fer

    ResponderExcluir
  3. O Gomyde é ótimo, ainda não li Surpreendente, mas já li outras obras. Bom, gosto muito da capa desse livro, que ao ler essa resenha, compreendi o por quê de ela ser assim. Acredita que é a primeira resenha desse livro? Adoraria ter a oportunidade de ler. Ficou muito boa, parabéns.

    ResponderExcluir
  4. Oi Thay, ainda não li nada do autor e estou realmente curiosa para conhecer sua escrita. Fiquei curiosa com o final que você falou e com a forma como você se emocionou com ele. Imagino que seja um final melancólico e gosto disso. Espero poder fazer a leitura o mais rápido possível!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi!

    Esse livro está na minha wishlist, mas ainda não consegui me organizar e lê-lo. Só tenho lido resenhas positivas e to em ansiosa pela leitura. Essa história nos passa uma mensagem muito bonita. Às vezes, a gente só prioriza as coisas ruins que acontecem e nos esquecemos das boas. Isso é tão errado. Sempre devemos nos lembrar das boas e darmos valor a elas. Quero muito ler, aaaaa!

    ResponderExcluir
  6. Oiee ^^
    Eu também não consegui classificar esse livro com outra palavra que não fosse surpreendente ♥ adorei a história, e me emocionei bastante também. Adoro a escrita do Maurício, e um dia ainda vou ler todos os livros dele...hehe' Eu também fiquei doida da vida com essa reviravolta (melhor não mencionar, né? hehe'), e mais doida ainda quando o livro acabou :/ Amei essa história ♥
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    Nunca li nada do Mauricio Gomyde mas tenho muita curiosidade de conhecer a escrita do autor, já que sempre leio resenhas bem positivas das obras dele.
    Achei a premissa de Surpreendente bem interessante e fiquei bem curiosa para realizar essa leitura.
    Fiquei bem curiosa para saber qual foi essa reviravolta que teve na história.
    Espero ter oportunidade de ler em breve!

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi
    Ainda quero ler esse livro, mas no momento, não chamou muito minha atenção.
    Mas gostei de saber que os capítulos são curtos. Isso deixa a história mais rápida. Ter personagens bacanas também foi algo que me empolguei.
    Fiquei curiosa para saber que mudada foi essa no meio do livro.
    Adorei a resenha.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  9. Já ouvi falar muitas coisas boas tanto do livro quanto do autor. Já queria ler antes, depois da sua resenha fiquei mais curiosa ainda! Gostei de saber que foi uma leitura fluida, que inspira a gente com vários ensinamentos pra levarmos pra vida! Você tem razão, o livro pode até ser clichê, mas a forma como o autor conduz a trama que é importante. Ótima resenha!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  10. Oi *--*

    Ainda não conhecia o livro e fiquei impressionada a mensagem maravilhosa que ele passa. Realmente muitas coisas ruins acontecem na nossa vida, mas se pararmos para pensar só nelas não vemos as boas se sobresairem para dar-nos alegrias <3 Adorei a resenha e o livro já entrou para a lista.

    Bjos
    rillismo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Nossa,me interessei gostei autor brasileiro com estoria bacana e bem refletiva,nesse livro é facilmente se ver no papel do protagonistas,afinal são obstáculos que nós passamos fora dos livros,que livro interessante,nossa de mais mesmo que procurar ele pra ler e ver onde vai dar esse final,bacana o post curti.
    Bjooos

    http://rillismo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Por já conhecer a escrita do autor com o fantástico livro A Máquina de Contar Histórias, assim que soube desse lançamento quis ler e o fiz assim que possível. Concordo contigo que o personagem é bastante carismático e o livro traz grandes reflexões, mas poderia ter sido mais explorado. O autor poderia ter trabalhado mais na personalidade do personagem, senti falta disso no livro.
    Uma dica leia A Máquina de contar histórias.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá, sabe que eu tenho vontade de ler esse livro desde que eu vi sobre o lançamento? mas nunca tive oportunidade. Acho que ele trata de um tema importante e que nos faz refletir, isso já é o bastante para despertar minha curiosidade, sem contar que o autor é muito elogiado!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  14. Adoro reviravoltas, especialmente quando nos deixam de queixo caído como aconteceu com você, flor (rs). Adorei saber que o livro é tão bom assim. Eu ainda não li nada do autor, acredita? Mas tenho aquela certeza de que, quando começar a ler um dos seus livros, não vou mais parar (rs). Eu adoro obras que não são apenas entretenimento, mas nos convidam a refletir sobre diferentes acontecimentos sob o ponto de vista de seus personagens. Estou louca para que isso aconteça comigo em Surpreendente.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Oie. Eu quero ler esse livro desde o seu lançamento, mas cada vez mais tenho visto o pessoal elogiando e isso está me deixando com uma vontade ainda maior, estou pretendendo passar ele na frente de outros livros em abril. Como eu sou deficiente visual, achei ótimo o Maurício ter explorado um personagem com problemas visuais, pois encontramos muito pouco isso na literatura. Outro ponto que também me chama muita atenção são justamente os personagens que você destacou, os melhores amigos, sempre passamos grandes aventura com os amigos e pelo jeito nesse livro não está sendo diferente. E os quots são maravilhosos. Fiquei super super curiosa quando você fala que o final te surpreendeu, adoro esse tipo de livro. Bom, espero gostar tanto você e torço para que você conheça outros livros do Maurício, eu já li A máquina de contar histórias e é ótimo.

    ResponderExcluir
  16. Os livros que li do autor tem essa relação de fazer refletir mesmo nos momentos de dificuldade. Quando assisti ao trailer que fizeram para este livro e é belo demais, mostra um pouco disto tudo. Acho que o Mauricio fez um belo trabalho neste livro, apesar de eu não ter lido ainda e agora vendo sua resenha eu não sabia que era um caso degenerativo nos olhos, então imagino que ele vá ficar pior, porque lembro que mostrava isso mesmo, mas quero ler com certeza!

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  17. Olá!

    Já vi este livro em vários lugares, e já conhecia o autor, apesar de nunca ter lido nada dele. Esta é a primeira vez que leio uma resenha sobre este livro e me parece ser uma leitura fantástica que eu adoraria fazer e conhecer Pedro que é um milagre vivo e todas as coisas que ele vive com os amigos, a garçonete e a sua família.
    Acorei a resenha e gostaria muito de ler o livro.


    Beijinhos!
    Cantinho Cult

    ResponderExcluir
  18. Olá.

    Eu já li muitas resenhas positivas sobre o livro e a premissa dele é muito boa. Gostei bastante do livro ter sido imprevisível e ter mexido com você. Estou com ótimas expectativas sobre a trama e espero ler em breve. Gostei bastante da sua resenha simples e objetiva!
    Beijos!
    www.anebee.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oiii, tudo bem??? Nunca li nada do Maurício, mas tenho bastante vontade, principalmente depois que vi uma entrevista muito bacana com ele. Então já lhe dou os parabéns por essa parceria que tenho certeza de que será incrível :)
    Confesso que esse não é o livro dele que mais me atrai, mas fico feliz que tenha gostado do livro e eu gostei muito da resenha. Mas quero muito mesmo ler A Máquina de Contar Histórias :3
    Beijoooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Olá, do autor eu já li Ainda não te disse nada, por ter visto muitos elogios ao escritor, e gostei demais do livro e me surpreendi muito. Quero ler todos os livros dele, mas ainda não tive oportunidade. Surpreendente me parece ter personagens e uma trama interessante. Gostei muito da sua resenha.

    ResponderExcluir
  21. No lançamento do livro também não conhecia a narrativa do autor, mas conhecia sua fama, mas o que me fez embarcar com tudo foi ter um protagonista doido por cinema e de visão nada perfeita e amei tudo que li, o final que não é perfeitinho, porém real e que passa mensagens lindas e os personagens em geral.

    http://deiumjeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Oiiie,

    Desde quando teve o lançamento desse livro eu estou com vontade de ler, o tema é super chamativo, e a temática de força de vontade me encanta e fazer eu querer ler. Gosto de livros que sejam da realidade e não fuja desse contexto. Espero ler em breve.

    bjs

    ResponderExcluir
  23. Olá!! :)

    Bem, parece-me que gostaria desse livro... :) Adoro reviravoltas no final, o género em si... E, para além disso, amo que as personagens secundárias tenham grande peso e intervenção no desenvolvimento da história! :)

    Ah! E ainda bem que a leituras foi rápida e fluida!! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  24. Os livros do Maurício sempre fluem bem para mim! E os capítulos curtos acho que são uma marca dele, todos os livros do autor que li tinham essa característica, que sempre ame ajuda a ler mais rápido ainda. Adorei saber que a amizade tem uma presença tão forte no enredo, e amei saber que muitas lições de vida foram colocadas no livro. Com certeza vou querer ler!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  25. Oiii!

    Eu não tive a oportunidade de ler ainda esse livro acredita? Mas é uma coisa que quero muito fazer! Justamente por isso, todo mundo da blogosfera elogia o autor e eu tenho certeza que gostarei da obra.
    Mauricio é muito elogiado, não apenas com essa obra, mas com diversas outras que já foram lançadas então espero ler em breve!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  26. Ainda não li o livro, mas estou bastante quedada a fazê-lo. Parece ser uma história muito bonita de superação e determinação. Eu tenho lido resenhas tão positivas sobre os livros de Mauricio Gomyde, que realmente fico muito curiosa. Mas ainda não tive oportunidade de ler nenhuma de suas obras, infelizmente. Quem sabe começo por esse livro, né?

    Tatiana

    ResponderExcluir

© Entre óculos e Livros - Todos os direitos reservados.
Criado por: Thayanne.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo