Curta e fique por dentro!

Resenha #103: Vaclav & Lena.



Título original: Vaclav & Lena
Autor (a): Haley Tanner
Editora: Intrínseca 
Ano: 2012
ISBN: 9788580572056

Sinopse: Vaclav e Lena parecem destinados um ao outro. Eles se encontram pela primeira vez aos 6 anos, numa aula de inglês para imigrantes em Brighton Beach, no Brooklyn. Vaclav é precoce e falante. Lena, com dificuldade no idioma, refugia-se na segurança de sua adoração por ele. Ele imagina a história dos dois se desenrolando como em um conto de fadas. No entanto, uma das muitas verdades a serem descobertas nessa extraordinária obra de estreia de Haley Tanner é que "felizes para sempre" nunca é um desfecho garantido. Um dia, Lena não vai à escola. Desaparece da vida de Vaclav e da família dele como num cruel truque de mágica. Durante os sete anos seguintes, Vaclav deseja boa-noite a Lena todos os dias, perguntando-se se ela faz o mesmo onde quer que esteja. No dia do aniversário de 17 anos de Lena, ele finalmente descobre o que aconteceu. Haley Tanner tem a originalidade e a verve de uma contadora de histórias nata, e também a ousadia de imaginar um mundo em que o amor pode superar as circunstâncias mais difíceis. Em Vaclav & Lena, a autora dá vida a dois inesquecíveis jovens protagonistas que evocam a alegria, a perplexidade e a paixão de se ter uma profunda e duradoura ligação com outra pessoa.
"Isso é algo que Lena faz por Vaclav: ela torna tudo melhor apenas por estar ali. Isso é algo que Vaclav espera que também seja capaz de fazer por Lena."
Vaclav e Lena se conhecem e são amigos inseparáveis desde os seis anos. Ambos vieram da Rússia para os Estados Unidos, Lena ainda bebê e Vaclav aos quatro anos. Eles são os únicos amigos um do outro. 
Mas, isso mudará quando aos 9 e 11 meses, Lena começa a fazer amizades com as meninas populares da escola, e elas acham Vaclav estranho. Por este motivo ela pede ao Vaclav que não interaja com ela na escola.

Lena não tem mãe, nem pai, e foi obrigada a morar com a tia, que a considera um estorvo, e não está nem aí para as condições em que Lena vive. Na verdade, ela nem se dedica a cuidar de Lena, a menina é quem tem que se virar com o que encontra em casa.

No dia em que se conheceram, a mãe de Vaclav os levou para Coney Island, um local onde há briquendos e o Slideshow - que é um circo. Juntos assistiram a metade do espetáculo, e saíram antes do fim para que Rasia não descofiasse. 
E desde esse dia, eles planejam - en segredo - uma apresentação, onde Vaclav será o mágico Vaclav, o magnífico e Lena será a assistenten Linda, Lena. Porém, um dia antes da apresentação secreta, Lena não aparece na escola, e ele não a encontra em lugar nenhum. No dia da apresentação, ele vai sozinho ao Slideshow, e é la que Rasia (mãe do Vaclav) o encontra e diz que a Lena se foie não sabe se ela voltará.
Sete anos depois ele terá uma surpresa, mas será que ela é boa? Leia e descubra!

"Ele a põe no chão, na calçada, e há outras pessoas tentando passar por eles, o que é uma surpresa. Um momento antes, quando ela estava no ar, em seus braços, parecia não haver mais ninguém no mundo."

O livro não tem capítulos, e é dividido por partes. Narrado em terceira pessoa, e confesso que não gosto muito dessas narrativas. Gosto de conhecer a estória através de um personagem, de seus pensamentos e sentimentos em relação ao que lhe acontece. Por isso, demorei um pouco a me envolver com o livro. Mas, acabei não só gostando como entendendo o porquê de ser em terceira pessoa.

Os capítulos que não são capítulos me foram estranhos no início, e acho que será para vocês também, mas depois que se acostuma é moleza engatar na estória. E por a maioria dos capítulos serem curtinhos faz com que a leitura seja mais fácil, além da escrita da Haley que é muito fluída.

O romance que há nesse livro faz você desejar ter um relacionamento igual, que nem a distância, muito menos o tempo, o fez se apagar, e eu não sentia isso desde que li Crepúsculo. Óbvio que existiram casais que shippei e torci, porém nenhum outro como Vaclav e Lena.

Eu finalizei o livro suspirando, mas confesso que senti tristeza e chorei com uma determinada parte da estória, mas o final foi surpreendente demais! Eu amei e acredito que vocês também vão. Se eu tivesse que descrever esse livro em poucas palavras seriam elas, fofo e cativante. Leiam, leiam e leiam! Procurem não saber muito a respeito da estória, se deixem surpreender pela leveza contida no livro. Nem se eu escrevesse um livro daria para descrever o quanto gostei e emocionei com a estória.

"Não podem tirar nada de nós, tivemos tudo."

Beijos e até o próximo post.

16 comentários:

  1. Olá Thay, ainda não li este livro, e nem sei se lerei. Mas sua resenha chamou bastante a minha atenção, principalmente porque você se surpreendeu com o rumo dos acontecimentos. Fico feliz que você tenha curtido essa leitura, realmente parece ser uma ótima dica para que está procurando um enredo mais emocionante. Beijos, Fê

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Eu já vi algumas resenhas desse livro e achei interessante o estilo de narrativa dele. Acredito que seja mais corrido e menos truncado que divisões de capítulos, mas ainda sim eu também estranharia. Achei legal ter esse mistério todo (você me deixou curiosa). Espero ter a oportunidade de lê-lo algum dia. :)

    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Thayenne! Tudo bem?
    Não conhecia esse livro ainda, mas a capa logo me chamou a atenção. Achei simplesmente maravilhosa! Geralmente eu não gosto muito de romances, mas este tem dois elementos que me agradam logo de cara: personagens russos e protagonistas crianças. Eu tenho certeza de que eu iria amar esse livro. Espero realmente poder comprá-lo para conhecer em breve. Beijos! ^-^

    ResponderExcluir
  4. Oi, Thay
    Nossa, fiquei bem curiosa agora para ler o livro. Eu tenho ele há tempos na minha estante, mas ainda não peguei para ler. Não sabia que ele era assim tão emocionante e esse final me deixou com uma curiosidade imensa rs
    Não sei se teria problemas com a narrativa em terceira pessoa, acho que vai depender do enredo né, só eu lendo para saber.
    Acho que vou antecipar minha leitura depois de sua resenha :)


    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olha sinceramente esse livro nunca tinha me chamado atenção sabia?
    Eu já o conhecia e tudo mais. Já li até algumas resenhas, mas agora relembrando um pouco sobre a estória eu fiquei curiosa para saber o que acontece com a Lena. O porque de ela ter sumido e tudo mais. Eu acho que se não me engano eu tenho ele em ebook e vou procurar ver se leio assim que for possivel, porque deve ser muito bom. Mas não sei ainda quando irei pegar para fazer a leitura. De qualquer forma adorei tudo que você abordou sobre o livro e a maneira como tu elabora seu ponto de vista. Realmente tu manda bem como resenhista em?! parabéns!

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/03/ebook-worlds-3.html

    ResponderExcluir
  6. Oi *--*

    Já conhecia o livro mas ele nunca me chamou atenção, já deixei de comprar ele quando estava bem baratinho, creio que perdi uma ótima estória. Fiquei curiosa para saber do porque do sumiço da Lena e legal o livro ter te passado essa vontade de ler um relacionamento forte.

    Bjos

    rillismo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Gostei muito da sua resenha e fiquei curiosa em relação a trama.
    Quero saber qual parte do livro te fez chorar e o que é esse final surpreendente que te deixou suspirando.
    Acho que a única coisa que não vou gostar no livro é o nome dos personagens, não sei se vou me acostumar. Os quotes que você selecionou são incríveis.
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oie, tenho esse livro na minha lista de futuras leituras há tempos mas nem lemrava direito do que tratava. Parece uma história bem emocionante e eu fiquei bem curiosa para saber o que aconteceu com a Lena, acho que vai ser uma história triste. Adoro livros que me fazem chorar e você reacendeu meu desejo de ler esse. Amei os quots.

    ResponderExcluir
  9. Oiee ^^
    Eu também prefiro quando são os personagens quem conta a história, parece que o livro nos prende mais rápido, né? Sempre via esse livro nas livrarias, mas nunca parei para saber sobre o que ele tratava. Mas a sua resenha me deixou mega curiosa para ler, principalmente quando mencionou a parte triste (aiaiai *-*) e disse que se surpreendeu ♥ Eu querooo *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Ai, devia ser crime o que boas resenhas fazem! Hahaha. Lá vou eu adicionar mais um livro aos que desejo ler. Tenho mais livros em meus desejados do que anos de vida a viver (rs). Mas adorei saber mais dessa história e descobrir que sua narrativa tem um estilo diferente. Eu gosto de novos estilos literários. Fiquei curiosa para descobrir por que Lena se foi e o que acontece sete anos depois. Então, vou ler a obra!

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Já tinha visto esse livro, mas nunca me interessei em procurar saber do que se tratava... Até ler sua resenha não sabia de nada mesmo. E agora que sei suas impressões da história ficou impossível não querer saber mais, vou dar uma pesquisada, por aparentemente o livro trás uma história linda que eu adoraria conhecer.

    Abçs
    Sou bibliófila

    ResponderExcluir
  12. Olá, acredita que eu tenho esse livro aqui na estante há milhares de anos e não peguei para ler ainda? acredito que mais por falta de tempo e oportunidade mesmo, mas agora que sei que é um livro maravilhoso, vou colocar em prioridade!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  13. Oiii!

    Eu acho essa capa tão linda!
    Eu não conhecia a obra em sí, mas eu adorei saber um pouco mais por você. Sabe, quando eu comecei com o blog, não curtia livros em terceira pessoa, hoje eu só leio assim. Gosto dos livros em primeira, mas prefiro, acho que da uma visão melhor para a obra. Nunca vi um livro sem capítulos. Só de comentários, mas nunca li nenhum, interessante!
    Fiquei curiosa com a obra e quero me emocionar também!

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  14. Apesar de não ser meu gênero de leitura preferido, confesso que esse livro tá na minha lista de querências há um tempo. E o seu post só veio enfatizar mais ainda essa vontade. Não tenho ideia de quando isso acontecerá porque a pilha aqui tá enorme, mas espero que em breve.

    ;D
    Profissão: Leitora

    ResponderExcluir
  15. Olá!

    A estória parece ser bem legal, fiquei curiosa para saber porque a Lena vai embora, coitado do Vaclav deve ter ficado tão sozinho. Mas parece quebdeoois de 7 anos ela volta, então quero saber muito o que acontece e se eles vão conseguir se reaproximar de novo. Quero entender esses capítulos que não são capítulos kkkk adorei conhecer o livro!

    Beijinhos!
    Cantinho Cult

    ResponderExcluir
  16. Oi!!
    Eu acho essa capa lindaaa!
    Nossa mesmo sendo amigos a mais tempo ela deixa as outras meninas a influenciarem e afasta o amigo, poxa isso não se faz.
    A vida de Lena não deve ser lá muito fácil né, viver com uma tia que a considera um estorvo, ninguém merece isso.
    Como assim ela foi embora?
    Dá para perceber que você amou o casal e a história e agora eu fiquei curiosa para saber o que realmente aconteceu.
    Beijão!
    Lilica - O maravilhoso mundo da leitura

    ResponderExcluir

© Entre óculos e Livros - Todos os direitos reservados.
Criado por: Thayanne.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo