Curta e fique por dentro!

Resenha #100: Memórias Proibidas.


Autor (a): Paulo Martins Filho
Editora: Chiado
Ano: 2015
ISBN: 9789895133284

*Livro cedido em parceria com a editora*

Sinopse: Depois de uma grande decepção amorosa, Lorenzo se fecha para os sentimentos e passa a dedicar-se excessivamente ao trabalho e à busca da satisfação de seus desejos sexuais mais obscuros. Vive envolto em jogos de conquista e dominação, e vicia-se pelo sentimento de poder. No entanto, preso em um ciclo vicioso, percebe que a vida que leva não elimina o vazio que sente.
Através da observação mais apurada das mulheres que cruzam seu caminho, Lorenzo começa a enxergar seus próprios medos e percebe como eles passaram a reger sua vida com o passar dos anos. Com isso, ele tenta redescobrir e reaprender a amar.

"Você tem um coração bom e está sempre disposto a me ajudar e me compreender, mas isso não significa que seja capaz de amar. Assim, como eu, alguma coisa aconteceu, e mesmo não mudando sua essência, endureceu o seu coração. Estamos quebrados, mas quem sabe um dia possamos consertar as coisas."

Quando solicitei Memórias Proibidas o que mais me chamou a atenção foi a capa. Pois mesmo a sinopse tendo um pouco de como será a estória, ainda assim não revelou nada, o que mexeu com minha curiosidade.

E é por isso, que hoje farei uma resenha diferente das habituais. Após ler o primeiro capítulo, notei que o livro tem uma proposta inovadora. O livro é uma espécie de diário, onde o protagonista, o Lorenzo Bianchi, irá falar sobre seus relacionamentos e através disso poderemos conhecê-lo melhor.

A cada novo capítulo, com exceções do primeiro, um relacionamento será revelado, e seguindo esta ideia o autor "batizou" os capítulos com o nome de algumas parceiras do Lorenzo.

Irei contar um pouquinho do primeiro relacionamento, para vocês ficarem com um gostinho de quero mais.
Lorenzo conheceu Ana numa boate, aconversa  rolou solta e com um beijo de despedida Ana se foi. Dias depois, ela manda várias mensagens pro Lorenzo, e chega até a ligar para ele bêbada. Ana é muito bonita, mas deixa transparecer uma tristeza no olhar que intriga o Lorenzo, e ela tem uma tatuagem com seu nome nas costas, o que só intensifica essa curiosidade. Conforme o tempo passa, eles vão se conhecendo melhor, e Lorenzo descobre que Ana tem um relacionamento, essa não foi a razão que os separou, foi algo ainda mais complexo, que você descobrirá ao fazer a leitura. Juro que vale a pena :)

"As experiências surgem premeditadasy ou espontâneas, positivas ou negativas, e nos fazem perceber as coisas através de uma nova perspectiva."

Não espere por romances fofos, pois o que encontramos aqui é um homem que sofreu demais, e que escolheu escrever para aliviar um pouco todos esses sentimentos, é um relato muito cru e verdadeiro sobre um homem e seus relacionamentos, sobretudo as partes sexuais.

É interessante observar e analisar os outros através do ponto de vista de uma pessoa, principalmente por conhecermos mais essa terceira pessoa do que o próprio narrador. O Lorenzo revela muito pouco sobre si, atiçando ao máximo a curiosidade do leitor, fazendo com que queiramos devorar o livro (e, isso aconteceu comigo).

O livro é curtinho, da para ler numa tarde tranquilamente, a escrita do autor é muito fluída, e mesmo sendo tão misterioso acabamos encontrando características nossas no Lorenzo. Recomendadíssimo! Principalmente, para aqueles que querem uma leitura diferente. 

"E o que percebo é que a vida é curta e, às vezes boa, às vezes difícil, às vezes desgastante, às vezes inspiradora, às vezes calma, às vezes implacável, e assim, infinitamente, repleta de sentimentos contraditórios."

E aí, ficaram curiosos? Deixem seus comentários aqui embaixo, adoraria saber. Beijos e até o próximo post. 

20 comentários:

  1. Oi, tudo bem?
    A capa é bem bonita, a sinopse não me chamou muito atenção mas achei legal saber que é um livro gostoso de ler.
    Bj

    @saymybook
    saymybook.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, eu tinha visto esse livro e até tinha ficado curiosa com ele, mas sua resenha me deixou muito instigada. Quero saber como será o desenvolvimento dessa história e ver quais sofrimentos o tornaram um homem desse jeito. Olha, estou muito tentada a solicitar esse livro pois quero dar uma pareada em romances fofos

    ResponderExcluir
  3. Oiiii

    Parece ser bem interessante, até porque sempre vemos o ponto de vista feminino nos romances, deve ser legal ver isso do ponto de vista masculino, acho que por isso o relato acaba sendo cru e verdadeiro, sem todo aquele floreio do amor. Adicionei a minha listinha.


    Bjoss

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olha eu não sei se esse seria um livro que eu leria, mas eu gostei bastante de tudo que você desenvolveu.Ficou realmente muito bom e espero que a estória chame atenção de outras pessoas. Percebi que não é um romance no qual eu gostaria, porque não tem nada de clichê rs Mas mesmo assim me parece que contém uma boa estória. Talvez eu venha ler, mas um pouco mais pra frente sabe? Até porque estou em outra fase para leituras e prefiro aguardar para ler outros. Não conhecia esse livro. É a primeira resenha que leio pra te falar a verdade. Espero poder ler assim que puder quem sabe.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/02/resenha-escola-de-viloes.html

    ResponderExcluir
  5. Oláa
    Gostei do livro ter como foco um homem, a maioria dos romances tem uma mulher como foco da história.
    Não tinha ouvido falar do livro, mas amei sua resenha, foi bem escrita e falou dos pontos principais =D Sem falar que a capa está linda. *-* Vou agora mesmo procurar kkkkkk
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  6. Uau, não dava nada para esse livro, mas sua resenha me encantou! Que legal saber que se trata de um "relato" masculino sobre uma decepção amorosa. Gostei muito. Achei diferente e suas impressões positivas me fizeram crer que vale a pena essa leitura.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia o livro e achei a capa elegante... rs Se o visse em uma livraria antes de ler essa resenha, não me interessaria. Mas agora, quero conferir a leitura o mais rápido possível.
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Gostei muito da sua resenha do livro e confesso que fiquei muito curiosa com a leitura.
    Diferente de você, não achei a capa bonita, mas todo o resto me atraiu bastante.
    Espero ter a oportunidade de ler o livro e gostar!
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oie!
    Como eu gosto de romances, fiquei curiosa com a trama, mesmo sentindo que terá alguns clichês que já conheço. Mesmo assim, deu para sentir que terá momentos de emoção na trama, onde não vou conseguir largar a leitura. Uma ótima dica.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  10. Oiee ^^
    Ainda não conhecia esse livro, mas mesmo tendo visto que você gostou dele, não fiquei muito curiosa para ler. Não me chamou a atenção, sabe? E a capa também não ajudou muito. Não é bem o tipo de livro que eu estou querendo ler no momento, então não o leria.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    Não conhecia o livro, mas achei bem interessante da forma que ele é escrito.
    Eu adoro conhecer como um homem pensa e faz as coisas. Se é em forma de um diário, então tem todos os seus sentimentos e como ele pensa. Já amei!!
    Muito bom saber que a leitura flui com facilidade, vou colocar na minha lista.
    beijos
    Conchego das Letras

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Oie tudo bem?

    muito legal o livro ser em forma de diários, da a sensação de vc esta dentro da cabeça do protagonista conhecendo todos os seus segredos... fiquei super curiosa para lerOie tudo bem?

    muito legal o livro ser em forma de diários, da a sensação de vc esta dentro da cabeça do protagonista conhecendo todos os seus segredos... fiquei super curiosa para ler.

    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi!
    Você me ganhou com a resenha, porque se eu levasse a sério a sinopse do livro, eu não o leria. Gostei da abordagem ser mais original e ser em forma de diário. eu ADORO esse tipo de escrita. Acho muito intima sabe? Parece que a gente ta ali bisbilhotando o segredo dos outros, da essa impressão de intimidade. Enfim, gostei de saber disso e com certeza olharei com outros olhos pra esse livro. :)

    ResponderExcluir
  15. Oi, eu jamais leria esse livro pela capa viu, mas depois da sua resenha fiquei bem curiosa para ler e saber mais sobre esses sofridos, esse 'relato cru' do personagem. Gostei muito da sua resenha!

    ResponderExcluir
  16. Oi!
    Fiquei sabendo da sua resenha pelo meu contato na editora. A resenha ficou muito legal. Fico feliz que tenha gostado do livro. Realmente, a proposta é diferente do usual e você captou isso.
    Obrigado pelo incentivo na divulgação. Se puder deixar uma resenha no Skoob, também me ajuda muito.
    Um abraço!
    Paulo Martins Filho

    ResponderExcluir
  17. Gostei muito da sua resenhas, mas apesar disso, não consegui me sentir atraída pela obra. Não sei bem o porquê, mas não consegui me sentir empolgada com essa leitura. Dessa vez vou passar dica, fica para a próxima. ;)

    Tatiana

    ResponderExcluir
  18. Oi,
    Eu não conhecia esse livro da Chiado, mas confesso que lendo a sinopse eu provavelmente não leria, pois tive algumas experiências bem negativas com romances que enviam Dominação/submissão.
    Mas, agora lendo a sua resenha fiquei meio dividida. Pode ser que eu fizesse essa leitura, sim, mas ainda tenho alguns receios, não criaria expectativas. beijos

    ResponderExcluir
  19. Um livro que é uma espécie de diário? Acho que não gostaria muito desse tipo de leitura. Já tinha ouvido falar de um livro assim só que é uma protagonista. Eu gosto de romances fofos e pelo o que você falou não tem esse é outro ponto para esse livro não me atrair.
    Nunca li nenhum livro da Chiado, mas também nenhum livro deles nunca me despertou interesse. Que bom que para você foi ao contrario.
    Parabéns pela resenha.

    Blog
    Blog Miih e o Mundo Literário

    ResponderExcluir
  20. Oiiie,

    A Chiado está com ótimas obras, estou adorando a parceria. Mas ainda não o conhecia, e sabe, não me chamou atenção a premissa, essa coisa de dominação me lembra 50 tons de Cinzas e eu não sou chegada, acho muito forte. Apesar de por ser um relato masculino, eu deixo passar a dica.

    Bjs

    ResponderExcluir

© Entre óculos e Livros - Todos os direitos reservados.
Criado por: Thayanne.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo