Curta e fique por dentro!

Resenha #90: Refúgio.


Título original: Shelter
Autor (a): Harlan Coben
Editora: Arqueiro
Ano: 2012
ISBN: 9788580414080

Sinopse: Apresentado ao público pela primeira vez no suspense Alta tensão, Mickey Bolitar se vê obrigado a ir morar com seu tio Myron, um ex-agente do FBI, após testemunhar a morte do pai e internar a própria mãe numa clínica de reabilitação. Agora o rapaz precisa se esforçar para conviver com o tio, de quem nunca gostou muito, e ainda se adaptar ao novo colégio.

Para sua sorte, ele logo arruma uma namorada, a doce Ashley, que também é nova na escola. Quando sua vida parece estar entrando nos eixos, o destino lhe reserva uma surpresa: Ashley desaparece misteriosamente. Determinado a não perder mais uma pessoa importante em sua vida, Mickey contará com a ajuda de seus novos amigos, os excêntricos Ema e Colherada, para seguir o rastro da namorada. Para piorar, uma idosa reclusa da vizinhança lhe conta que seu pai ainda está vivo, sem dar maiores explicações. Quando esses dois mistérios se cruzam, Mickey descobre que está envolvido numa rede de intrigas que o levará a questionar a vida que acreditava ter.
Perspicaz e esperto como o tio Myron, Mickey está disposto a fazer tudo o que for preciso para salvar as pessoas que ama.

"Fiquei observando-a afastar-se com as costas levemente curvadas e me perguntei como aquela pessoa já era tão importante em minha vida, quando eu havia prometido a mim mesmo que não estabeleceria nenhuma ligação séria com ninguém."

Mickey Bolitar tem 15 anos e mora com o tio, Myron. Até um tempo atrás ele não conhecia seu tio, o relacionamento deles não é dos melhores. Mas sua mãe, Kitty, no momento não está apta a tomar conta dele, ela foi internada numa clinica de reabilitação.
Ele está frequentando a escola pela primeira vez, pois antes era educado em casa pelo pai, ele entrará no segundo ano do Ensino Médio. No tour pela escola, antes das voltas aulas, ele conhece a Ashley e a Ema.
Ashley é como uma espécie de namorada, eles ficavam juntos, porém ainda não havia rolado o pedido. Só que a Ashley desaparece e o Mickey começa a ficar preocupado. Com a ajuda de seu mais novo amigo, "colherada", eles irão em busca de alguma informação sobre o paradeiro da Ashley, quem se junta na procura por ela é Ema. Uma garota totalmente fora do comum, que a princípio Mickey não sabia como trata-la, mas que com o tempo e a proximidade se tornaram grandes amigos.

Quando o comprei - além de por ser do Harlan (meu divo) Coben, um autor que gosto muito -, o que mais me motivou a ler foi o comentário do Rick Riordian na capa (outro autor que amo <3).

No primeiro livro da série Mickey Bolitar, serão dois mistérios a serem resolvidos e que se entrelaçam de uma certa forma. Para mim isso foi uma jogada de mestre do Harlan, porque assim que acaba o livro você já quer a continuação para ontem, pelo menos foi assim comigo. Em relação aos mistérios, haverá um destaque maior no desaparecimento da Ashley, ao mesmo tempo que é inserido o segundo mistério.

Eu comecei a ler o livro a noite e fui madrugada a dentro na busca por saber o que iria acontecer e como o Harlan solucionaria os mistérios. Uma coisa que adorei foi que o Harlan deixou a narrativa mais informal, a diferença dos pensamentos e falas dos livros da série do Myron para estes é gritante.
Pois o autor quis e soube transmitir ao leitor que, mesmo que as situações que o Mickey enfrentou fossem mais adequadas a um adulto, ele ainda era um adolescente. Lidando com coisas de adolescentes ao mesmo tempo que se envolvia nos mistérios.

Não posso entrar em muitos detalhes sobre a estória, porque qualquer informação há mais pode ser um spoiler, e spoiler acabam por estragar a leitura, e a estória do Mickey foi apresentada no livro Alta Tensão, então se eu escrever demais posso dar spoiler de dois livros aos mesmo tempo. Os personagens contidos nesta estória cada um a seu modo tem um participação importante até mesmo os secundários. Então, me abstenho de falar qualquer coisa a mais. Apenas leiam e se envolvam, como eu me envolvi.

Beijos e até o próximo post.  

30 comentários:

  1. Ahhh eu preciso ler Harlan Coben, estou praticamente fazendo uma resolução de Carnaval Ler um livro de Halan Coben em 2016.
    Adoro romances policiais com muito mistério, investigação e esse sendo mais infanto, com a linguagem mais leva, vai cair como uma luva.
    Dica mais que anotada.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olha eu ainda não li nada do Harlan Cobem como eu já tinha dito antes, mas eu quero muito conhecer os livros dele. Esse ano vou ler o SEIS ANOS DEPOIS e o DESAPARECIDO PARA SEMPRE. Acho que são os dois que tenho na minha estante, mas tem um novo que ele lançou depois de SEIS ANOS DEPOIS que deve ser muito bom. Espero poder ler em breve. Adorei a maneira como desenvolveu a resenha, porque a cada livro que tu resenha me chama atenção, principalmente desse autor no qual ainda não conheço sua escrita. Espero que seja uma estória bem desenvolvida com personagens cativantes =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/01/resenha-aprendizes-de-guardiao.html

    ResponderExcluir
  3. Toda vez que vejo uma resenha de um livro de Harlen Coben me bate um grande desespero por ainda não ter lido nenhum livro do cara. Esse ano preciso mudar isso.
    Gostei muito da premissa desse livro. E acho até que vou começar minha leitura do autor com esse que me deixou bastante curiosa com sua resenha.
    Um abraço
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  4. Uou, adorei a resenha! Eu ainda não li nada do autor, mas confesso que o que mais me atraiu em Refúgio é o cuidado dele em fazer uma narrativa adequada ao adolescente. Valorizo muito isso! E acho que essa característica só serviu para me deixar ansiosa por conhecer o talento do Harlan, quem sabe com esse livro?

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oie, tudo bem?

    Tenho muita vontade de ler algo de Harlen Coben, e ficou doida quando leio coisas ótimas em relação ao seu trabalho. Adorei a premissa do livro, e a forma como você a desenvolveu na sua resenha. Dica mais que anotada!

    Beijos,
    Dai | Blog Cheiro de Livro Nacional

    ResponderExcluir
  6. eu li o alta tensão... Gosto demais da escrita de Coben e achei uma bela sacada dele fazer com que o leitor perceba a narrativa informal por se tratar de um adolescente tendo mais ênfase que seu tio Bolitar... hehehe
    Ele tá na minha lista tem um tempinho, tente comprar na bienal mas nem deu...
    espero ler ainda esse ano...

    ResponderExcluir
  7. Hello :)

    Conhecia o autor de nome, mas nunca parei para procurar alguma obra do mesmo. A pesar de parecer bem light, eu não costumo ler livros policiais. Prefiro assistir investigações em forma de filme ou série mesmo haha passarei a dica hoje.

    Beijinhos e que a Força esteja com você!
    www.cantinhocult.com

    ResponderExcluir
  8. Olá!!

    Eu amo esse tipo de história, mas nunca li nada do autor! Eu sei, estou perdendo muito né? Eu tenho certeza que vou ama-lo! Mas sempre acabo escolhendo um romance, é mais forte que eu kkkk
    Sempre anoto as dicas de livros de autores famosos, para quando começar, saber o que ler primeiro!

    Bjus
    blog Fundo Falso

    ResponderExcluir
  9. Oi Thayenne.

    Adorei sua resenha. Eu tenho muita vontade de completar minha coleção dos livros de Harlan. O primeiro livro que li dele foi Não Conte a Ninguém, que por sinal é fantástico. Eu também tem o Alta Tensão e Quando Ela se foi, mas ainda não li eles porque me falaram que ele faz parte de uma série e fiquei totalmente perdida com os livros que fazem parte da série e os não fazem.

    Bjos

    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oiee ^^
    Harlan Coben e suas jogadas de mestre. Acho que nunca adivinharei nenhum mistério criado por ele...hehe' Acho incrível a forma com que ele introduz os personagens secundários na história de forma que todos sejam importantes, de alguma forma, para a trama. Ele é mesmo incrível ♥ Maaaas.... Só li dois livros dele até agora, pois o gênero não é um dos meus favoritos *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br/2016/01/lancamentos-janeiro-editora-arwen.html

    ResponderExcluir
  11. Adorei a unha combinando com a capa do livro (rsrs).
    Não sou muito chegada em mistérios, e, mesmo se tratando de um romance policial que parece envolver vários mistérios, e esse livro não chamou muito minha atenção.

    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  12. Não sei porque mas eu achava que eles eram irmãos, hahaha. Eu adoro a série do Myron, já estou no segundo livro, e imagino que com a do sobrinho também seja ótima. Eu adoro romance policial, e o Harlan escreve muito bem! Ansiosa para ler os livros com o Mickey!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  13. Oláa, nossa eu morro de vontade de ler os livros do autor, isso que eu sou apaixonada por suspense e mistério, sempre me indicam ele. Sua resenha me cativou a ir atrás desses livros o quanto antes e ler para eu ver o que acho. Ótima resenha!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Amo a escrita de Harlan! Todos os livros dele me deixam envolvida, não tem jeito.
    Esse eu ainda não tinha ouvido falar, mas gostei muito da premissa. Com certeza vou procurar lê-lo.
    Ótima dica!
    Abraços, Lara.
    http://www.imperio-imaginario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Ahhh, Harlam Coben. O que dizer?

    Amo!

    Adorei sua resenha, apesar de ter ficado com medo de você me dizer demais. Foi perfeita, foi na medida certa.

    Estou louca para ler!

    Beijos,
    Mariana Baptista
    https://umavidaporlivro.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  16. Sou louca por Harlan Coben e acho os livros dele incríveis. Esse, eu ainda não li mas já estava de olho nele. Não sabia que a linguagem está mais diferente dos os demais livros da série Myron Bolitar, por mais que eu goste do autor e dos livros, essa série, às vezes me deixa irritada justamente pelos descabimentos de Myron e Win, rsrsrsr

    Gostei de saber um pouquinho mais sobre esse livro e com certeza o lerei

    ResponderExcluir
  17. Eu sou apaixonada nesse livro. Foi meu primeiro contato com o autor e realmente me encantei. Pena que meu Refúgio está emprestado.
    Bem no começo achava que seria uma história boba de suspense, depois quando vi que estava enganada tratei de devorar o livro. Ah Harlan...

    ResponderExcluir
  18. Oi
    Tenho muita vontade de conhecer Coben e ver a sua empolgação na resenha e o medinho de não soltar spoilers para não estragar aumentou ainda mais.
    Adoro livros de suspense e que brincam com o leitor.
    Quero muito ler tanto Alta Tensão como este.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  19. Oi!
    Morro de vontade de ler algo desse autor, pois vejo muitos comentários do quanto ele é divo e escreve histórias incríveis.
    Achei bem diferente ele inserir o personagem quando jovem, pra mostrar quanto diferente ele pensa e age por causa da sua idade.
    Espero começar a ler ele um dia ;)

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
  20. Oii!

    Harlan Coben do amor <3
    Eu ainda não li essa obra e fiquei mega animada com sua resenha, sei como a escrita dele é super viciante e essa mistura de histórias foi um ponto forte para viciar. Gostei da forma como vc não falou muito do livro, apenas o suficiente para me deixar curiosa! Espero ler em breve!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  21. Olá Taih!

    Já li um outro livro do Harlan e espero que ele me conquiste com esse aí da mesma maneira que o fez com o outro :)
    Gostei bastante da sua resenha, fico feliz quando uma blogueira tem semancol e não da spoilers kkkk
    Bjus

    ResponderExcluir
  22. Olá, tudo bem? :)
    Pensei que fosse livro único e depois me surpreendi por descobrir que era série. Não costumo me interessar muito por livros deste tipo, mas fiquei curioso acerca deste pelos ook.
    personagens serem mais novinho. Vou tentar arranjar o e-book.
    Beijinhos
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  23. Ainda não li nada do Harlan e morro de curiosidade porque só leio e ouço elogios e me sinto vivendo embaixo de uma pedra por ainda não conhecer sua narrativa. Este livro eu ainda não tinha visto e achei bem interessante. Quem sabe não começo por ele a conhecer a obra do autor.
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Apesa de nunca ter lido nada do Harlan Coben, logo no início da resenha fiquei surpresa com o protagonista ser um adolescente. Do que eu já conheço do autor (mesmo ainda não ter lido nada dele) é que ele costuma escrever grandes mistérios que muitas vezes estão envoltos em contextos mais polêmicos, digamos (me corriga se estiver enganada, por favor). Então gostei de ver o autor saindo do "lugar comum" e fazendo isso (acredito) com maestria, já que você disse que ele muda o jeito de escrever para se adequar à idade do protagonista. Achei genial e fiquei ainda mais curiosa para ler alguma coisa dele! E já sei por onde começar, Seis Anos Depois tá na minha estante já um tempinho esperando uma oportinidade.

    Um Metro e Meio de Livros

    ResponderExcluir
  25. Oie!
    Eu ainda prefiro as histórias do tio, do Myron, rs. Eu gostei dessa série, mas em vários momentos eu fiquei irritada com o Mickey. A trama é muito boa, e por ser escrito pelo Harlan, é certeza de uma boa história. Particularmente, tudo o que é do Harlan eu gosto rs.
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  26. Oi Thayenne, sua linda, tudo bem
    Gostei do que você disse, sobre o autor caracterizar bem o personagem de acordo com a idade dele, apesar de estar envolvido em algumas situações de adulto. Estou super curiosa para descobrir o que aconteceu com ela. Você não deu nenhuma pista, dessa vez não consigo formar uma teoria, risos... Estou louca para ler os livros dessa coleção.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Oi, Thay!
    Acredita que ainda não li nada do Coben? Sempre vejo resenhas positivas sobre os livros dele, mas até hoje não tive aquela vontade, sabe? Gostei muito da tua resenha, ela me chamou bastante a atenção. Fiquei curiosa para conhecer o que aconteceu com a Ashley e qual é o segundo mistério. Vou adicionar o livro na minha lista de leituras, mas acredito que terei que ler primeiro Alta Tensão, não?

    Beijos!

    Books and Movies
    www.booksandmovies.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Eu e Harlam (olha a intimidade) temos um relação de amor e ódio. Ou eu amo ou eu odeio um livro dele, nunca tem o meio termo. Esse estilo investigativo é bastante legal, ao menos para mim.
    O livro que você resenhou é um dos que ainda não li. Fiquei interessada nele, acho que o roteiro ficou legal e que vale a pena dar uma conferida. Aquela parte do autor conseguir passar bem a característica de cada personagem de acordo com a sua idade é algo que ele realmente faz bem e que sempre me atrai em suas obras.

    ResponderExcluir
  29. Oiiie,

    Você acredita que nunca li nada do autor? Me sinto um ET com isso, mas nunca tinha até agora conseguido me encantar por obra dele, mas sua resenha HAHA Mega legal, e minha curiosidade me atiçou. Fiquei curiosa para saber o que aconteceu com Ashley e qual seria esse segundo mistério. Acho que vou começar a conhecer o autor por essa obra.

    Bjs

    Amantes da Leitura

    ResponderExcluir
  30. Só li um livro do autor, embora tenha alguns na estante. O que eu li foi bom, mas não me empolgou tanto assim. Mas sempre escuto falar que a serie Bolitar é otima, e pela sua resenha acho que o Mickey segue o caminho do tio e acho que esse sim, pode me fisgar e me fazer chamar o Coben de divo também :)
    Espero conseguir ler esse logo e ficar tão empolgada como você :)
    Beijinhos,
    Lica
    http://amoreselivros.com.br

    ResponderExcluir

© Entre óculos e Livros - Todos os direitos reservados.
Criado por: Thayanne.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo