Curta e fique por dentro!

Resenha #89: Glimmerglass.


Título original: Glimmerglass
Autor (a): Jenna Black
Editora: Universo dos Livros
Ano: 2011
ISBN: 9788579302381

Sinopse: Dana Hathaway ainda não sabe, mas vai acabar se metendo em apuros quando decide que é a hora de fugir de casa para encontrar seu misterioso pai na cidade de Avalon: o único lugar na Terra onde o mundo real e o mágico se cruzam. No entanto, assim que Dana põe os pés em Avalon, tudo começa a dar errado, pois ela não é uma adolescente comum – ela é uma faeriewalker, um indivíduo raro que pode viajar entre os dois mundos e a única pessoa que pode levar magia ao mundo humano e tecnologia a cidade de Faerie. Não demora muito e Dana envolve-se no jogo implacável da política do mundo da magia. Alguém está tentando matá-la, e todos parecem querer alguma coisa dela, desde seus novos amigos e da família até Ethan, o lindo garoto com poderes fantásticos com quem Dana acha que nunca terá uma chance… Até ter uma. Presa entre esses dois mundos, Dana não sabe bem onde se encaixa ou em quem pode confiar, muito menos se sua vida um dia voltará a ser normal.

"E se existe uma coisa que eu sei é que não podemos salvar alguém de um comportamento autodestrutivo se esse alguém não quiser ser salvo."

Dana Hathway tem 16 anos e mora com a mãe nos Estados Unidos. Seu pai não sabe de sua existência, já que assim que soube que estava grávida, a mãe de Dana fugiu de Avalon.
Dana é metade humana, metade feérica, e seu pai é um importante membro da sociedade dos feéricos em Avalon, foi por isto que sua mãe fugiu, assim ela conta.
Após conviver por anos com o alcoolismo da mãe, tendo que mentir para todo mundo que conhece, impossibilitando assim as chances de fazer amigos e tendo que interpretar o papel de adulta responsável, quando na verdade é uma adolescente, Dana liga para o pai e vai ao seu encontro.

Mas, não dizem que quando a esmola é demais o santo tem que desconfiar, assim que chegou no aeroporto de Avalon, Dana conheceu sua tia Grace - que ela não sabia ser sua tia, só veio descobrir isso mais tarde. Grace aprisionou Dana primeiro em sua casa e depois a leva para a casa do seu namorado,
Durante a noite depois de ter pego no sono, ela acordar ao ouvir um barulho. Quando a porta se abre, ela se depara com Ethan, o cara mais gato que já teve o prazer de conhecer, e em seguida conheci a irmã dele, Kimber. Juntos eles a levam a um lugar "seguro".

O lugar onde Dana se encontra são túneis subterrâneos, onde se localiza o Submundo Estudantil, como o Ethan mesmo descreve. Chegando lá, ela se depara com vários adolescentes fazendo uma festa e bebendo. Dana exausta por conta da viagem e dos acontecimentos recentes adormece no sofá, mas acorda no meio de um ataque de Spriggan, com os poderes de Ethan eles conseguem escapar.
Dana finalmente se dar conta de que, todo o conforto e tranquilidade que desejou ao ir a Avalon se evapora, ao se deparar com cada vez mais frequência atentados a sua vida, tudo por ser a filha de seu pai.

"Tornei-me bem experiente em deixar meus sentimentos de lado e lidar com eles mais tarde."

O que li em Glimmerglass foi, uma adolescente tendo que lidar com uma grande responsabilidade e desejando não precisar se assim, foi em busca de um pai que não conhece, mas acaba se envolvendo (mesmo que sem querer) em muitas confusões. Dana ainda terá que se adaptar a todo este mundo que lhe está sendo apresentado. No meio disso tudo, ela acabará se envolvendo com o Ethan, que é um gato, mas não vale nada, eu acredito (na verdade, eu quero acreditar) que ele mudará na continuação desse livro. Pois mesmo ele sendo um tanto quanto arrogante, eu gostei muito dele, ele é carismático, divertido e acho que ele e a Dana formam um casal lindo *----*

A escrita da Jena é informal, bem adolescente mesmo, já que seu público-alvo são os adolescentes. Não espere ler sobre grandes lições de vida, porque o livro irá retratar assuntos adolescentes, como a dificuldade em se encaixar em algum lugar, como ter certeza se determinada pessoa é sua amiga ou não, e romance, muitas questões sobre se ele é o cara certo para você. Não é uma leitura ruim, eu curti bastante, porém sei que nem todo mundo gosta de estórias do tipo. 
A autora tinha um universo fantástico incrível para desenvolver, mas acabou focando mais na parte adolescente do que no desenvolver deste universo, espero sinceramente que nos próximos livros isso seja diferente, porque fiquei super interessada sobre os feéricos e suas histórias. A trama é recheada de ação entrelaçados a um pouco de drama, romance e amizade.

Então, é isso! Beijos e até o próximo post.

18 comentários:

  1. Hello :)

    Há muito tempo eu ouço falar de Glimmerglass e a história me chama bastante a atenção, mas (mesmo sabendo que n tem nada a ver uma coisa com a outra) eu quero ler As Brumas de Avalon antes deste, mas estou a empurrar a saga com a barriga. Curti seu post e ele me deu mais ânimo para procurar o livro!

    Beijinhos e que a Força esteja com você!
    www.cantinhocult.com

    ResponderExcluir
  2. Oiee ^^
    Lembro de ter comprado esse livro só por causa da capa ♥ haha' ainda sou apaixonada por ela, mas não gostei muito desse livro, então desisti de tentar ler os próximos (cujas capas também são maravilhosas!). Também achei que a autora podia ter explorado melhor o universo criado, isso deixou um pouco a desejar, e eu acabei não curtindo muito a escrita dela :/
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br/2016/01/encontrando-me.html

    ResponderExcluir
  3. Olá Thayenne
    Também gostei o pano de fundo feérico, acho esse mundo muito fascinante, é uma pena que a autora só usou como pano de fundo mesmo e preferiu se ater mais aos temas adolescente, e ultimamente estou consumindo esse material com moderação XD, para falar a verdade ando me aborrecendo um pouco com comportamentos adolescentes, então irei passar a dica por hoje.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Ei Thayenne
    Eu fiquei exatamente com medo de acontecer o que aconteceu, a autora se dedicar aos assuntos adolescentes. Poxa, o enredo estava incrível!!! Mas sabia, não da pra fazer muita coisa quando a inspiração só te leva pra um lado. Eu realmente estava gostando livro, mas agora que eu sei que ele é bastante juvenil, acho que perdeu boa parte da graça... eu gosto de leitura juvenil, o problema não é esse, só não tenho a mesma paciência de antes pra lidar com assuntos de adolescentes..
    uma pena!
    bjs flor
    http://umavidaliteraria1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Este é o tipico livro que eu compraria pela capa e acabaria decepcionada.Gosto de tramas adolescentes, mas acho que esperaria mais do universo que ela se props a construir.
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Eu adoro ler sobre esses temas adolescentes, são sempre leituras leves e rápidas, mesmo com os dramas. Eu ainda não tinha conferido nenhuma resenha da obra, não me importo de ele ser muito juvenil, só me fez querer ler mais ainda! :D
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  7. Apesar do público alvo ser adolescentes, eu gostei muito da premissa. É uma fantasia que mexe com magia. Claro que eu vou gostar!! Haha. É muito bom às vezes ler algo mais adolescente, porque a leitura é sempre fluida. É claro que tem lá seus dramas que a gente não tem muita paciência, mas acredito muito que é válida a leitura. Glimmerglass, apesar do nome difícil, me chamou bastante a atenção. :) Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  8. Que pena que o universo não foi tão bem desenvolvido nesse volume, adoro seres feéricos e acho que também esperaria que tudo fosse mais bem trabalhado. De qualquer maneira, gosto de histórias que tratam de assuntos mais adolescentes, elas meio que me colocam no túnel do tempo e relembro tudo o que passei... rs... Já tenho esse livro aqui, e pretendo ler logo.

    Beijo.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  9. Oi
    Achei interessante a proposta deste livro. Esses dramas de família e ainda mais na adolescência se tornam ainda maiores. Apesar de você mencionar que não há grande lições, acho que a leitura valeu a pena. Não é um livro que eu leria agora, mas achei interessante.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  10. Olá; acho que essa foi a primeira resenha que li desse livro, já tinha visto a capa por aí mas não sabia do que se tratava a história. Mesmo tendo uma história mais adolescente, eu fiquei curiosa para lê-lo, pois achei a premissa interessante.


    Participe do sorteio da Trilogia A Caverna Cristalina: petalasdeliberdade.blogspot.com .

    ResponderExcluir
  11. OOiii!

    Eu adoro livros que falam sobre amizades, mas confesso que fiquei chateada com essa falta de aprofundamento de tematica sabe? Sempre espero mais de um livro e é um tema tão bom que poderia ser trabalhado de N formas.
    Uma pena isso.
    Gostei da sua sinceridade!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  12. Oláa
    Tenho esse livro aqui a mais de um ano e até então nunca tinha tido o interesse de pegar da estante e ler...e também nunca tinha lido uma resenha dele e adoreiii..adoro esse ar de fantasia..agora fiquei curiosa com o Ethan e se depois de tantas confusões ela consegue ir ao encontro do pai..acho que por ser o 1 volume o livro foca mais na Dana no Ethan e nas amizades que ela acaba fazendo e nos próximos livros o foco deve ser mesmo no mundo fantástico.. assim espero =P

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2016/01/resenha-magia-do-sangue-trilogia-primos.html#comment-form

    ResponderExcluir
  13. Oi, flor.
    Já tenho esse livro em mãos, mas ainda não o li. Adorei o enredo e o cenário da história… Uma pena que a autora se centra mais nos dramas adolescentes ao invés de desenvolver melhor os elementos que tornariam a história ainda melhor. :/ Mesmo assim, espero não me decepcionar.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oi, Thayenne! Acho que eu nunca li nada que representasse o universo feérico. Achei super interessante a sinopse, mas uma pena que a autora tenha explorado pouco esse universo e representado mais os dilemas adolescentes rs Enfim, fora isso, a capa é muito maravilhosa =) Quem sabe um dia eu leio, pra tirar minhas próprias conclusões. Espero que você goste mais dos próximos volumes! :D Beijos

    ResponderExcluir
  15. Olá... tudo bem??
    Eu adoro uma trama adolescente rs... eu li os dois primeiros livros e ainda falta o terceiro, espero que depois de quase um ano o livro tenha baixado de preço, porque ô terceiro livro de preço salgado gente... eu curti muito a história do primeiro livro... e a do segundo também, por isso estou bem curiosa com o desfecho, fora essas capas lindas que temos não é mesmo... espero que continue gostando da série... Xero!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Ola lindona, a capa desse livro é tão linda, pena que a premissa não me convenceu, sua resenha está ótima, pode ser que estou em uma onda de leituras românticas, quem sabe em outro momento eu leia e goste. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  17. Oie...pela capa desse livro não imaginava que ele era bem focado para adolescente. Porque sinceramente eu achei a capa lindaaa :) Não sei se leria, talvez sim pelo fato de você dizer que a trama é recheada de ação, drama e romance. Podemos dizer um pouco de tudo. Acho que vou dar uma chance sim!! Muito boa a resenha.
    Bjss

    http://livrosemarshmallows.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Esse mundo adolescente é mesmo tudo muito confuso, complicado e assustador rsrs. Todos passamos por isso e adoro quando personagens também passam e nos retornam a essa fase. Apesar de não trazer muitas lições o fato de andar de acordo com a idade de quem narra é crucial.
    -Mari

    ResponderExcluir

© Entre óculos e Livros - Todos os direitos reservados.
Criado por: Thayanne.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo