Curta e fique por dentro!

Resenha #86: Apenas um dia.



Título original: Just one day
Autor (a): Gayle Forman
Editora: Novo Conceito
Ano: 2014
ISBN: 9788581634500

Sinopse: A vida de Allyson Healey é exatamente igual a sua mala de viagem: organizada, planejada, sistematizada. Então, no último dia do seu curso de extensão na Europa, depois de três semanas de dedicação integral, ela conhece Willem. De espírito livre, o ator sem destino certo é tudo o que Allyson não é. Willem a convida para adiar seus próximos compromissos e ir com ele para Paris. E Allyson aceita. Essa decisão inesperada a impulsiona para um dia de riscos, de romance, de liberdade, de intimidade: 24 horas que irão transformar a sua vida. Apenas um Dia fala de amor, mágoa, viagem, identidade e sobre os acidentes provocados pelo destino, mostrando que, às vezes, para nos encontrarmos, precisamos nos perder primeiro... Muito do que procuramos está bem mais perto do que pensamos.

"Estou falando das pequenas coisas que acontecem. Às vezes elas são insignificantes; outras vezes, mudam tudo."

Allyson Healey tem 18 anos e acabou de se formar no Ensino Médio. Recebeu de presente dos pais uma viagem pela Europa. No começo, ela estava ansiosa para conhecer lugares novos, mas ao chegar lá se depara com algo totalmente diferente de sua imaginação. As únicas coisas que acontecem durante os passeios é uma guia explicando, tours por lugares famosos e os outros participantes incluindo sua melhor amiga, Melanie, saindo para beberem. Allyson até tentou ir com eles, porém não conseguiu se adaptar as atitudes deles e não ver sentido em ficar bebendo e flertando por aí.

Num belo dia, faltando poucos dias para a viagem terminar, Allyson e Melanie se deparam com um grupo distribuindo panfletos na rua, sobre uma peça de Shakespeare. Curiosa, elas procuram saber mais sobre a peça e armam um plano para fugirem da Srª Foley.
Allyson se encanta com a peça, ainda mais por Willem, o cara que lhe deu o panfleto e que faz o papel de Sebastian na peça Noite de Reis.
Allyson se sente extasiada com a peça, é diferente de tudo o que ela já assistiu sobre Shakespeare. Durante a peça Willem lhe joga uma moeda. E ao término da peça, Allyson o procura, mas não o encontra. 

Na manhã de sua volta para casa, ela acaba esbarrando com o Willem na estação de metrô. E começam a conversar, e ela se vê feliz por ser tão fácil e natural conversar com este estranho que lhe chama tanto a atenção.
Allyson lhe conta que a única parte chata da viagem foi não terem podido ir a Paris, o lugar que ela mais queria conhecer, porque os meios de transportes estavam de greve. Willem então a convida para ir a Paris com ele, e surpreendendo não só a Melanie como a si mesma, ela aceita. E terá a maior aventura de sua vida.

"Às vezes, só se pode sentir algo quando se perde. Pelo espaço vazio deixado para trás."

Melhor livro da Gayle, na minha opinião. É perceptível o quanto ela evolui com sua escrita de Se eu ficar para Apenas um dia. Eu fiquei encantada com a estória. Sou muito parecida com algumas características da Allyson, por isso foi mais fácil querer conhecê-la e ver como a autora desenvolveria a estória. Posso afirmar que ela tirou de letra.

A Allyson sempre foi muito previsível e sempre teve uma necessidade de agradar os pais, por isto deixava que eles controlassem toda a sua vida, desde o que iria comer a quais matérias seriam feitas na escola. E depois que voltou da Europa, eles notarão uma mudança na Allyson, mas esta se recusava a falar sobre. 
A viagem não teve um final feliz, mas não existe o ditado que diz: "a males que vem para o bem". Esse ditado cai como uma luva na estória da Allyson, ela passou por momentos muito difíceis, mas aprendeu muito com eles. Os pais planejaram toda a sua vida acadêmica na faculdade, escolheram todos os cursos, onde ia morar, quem seriam seus professores e até mesmo a faculdade da qual faria parte, queriam muito que ela fosse médica. E no início era o que a Allyson queria, mas quando se viu num beco sem saída e precisou examinar toda a sua vida em busca do "erro", ela descobre que nunca quis realmente seguir esta profissão.

"As manchas são ainda piores quando se é a única pessoa que consegue vê-las."

Depois de ter sido chamada a atenção por uma coordenadora da faculdade, toda a vida da Allyson irá mudar, e quanto mais vamos acompanhando essa mudança, mais eu torcia para que ela se encontrasse, encontrasse o que lhe fazia feliz, o que lhe fazia bem e não o que os outros queriam para ela e que a deixava infeliz.

Eu AMEI a estória, os personagens foram muito bem construídos e eles tem características que realmente vemos na nossa sociedade, uma mãe que quer viver seus sonhos através de sua filha, uma melhor amiga que não sabe que estilo de vida seguir e acaba por estar constantemente em mudança, aquele carinha gato, mas que não vale uma prata hahaha, a dificuldade de se sentir inclusa. Enfim, são personagens pelo qual nos podemos torcer ou odiá-los. 
E o final foi bombástico, eu fiquei em polvorosa! Foi um senhor final. Não posso falar muito sobre ele porque é um spoiler, só peço que leiam e tirem suas próprias conclusões.

"Se o tempo pode ser fluído, então talvez algo que seja apenas um dia possa continuar para sempre."

Já leram? Gostaram? Querem ler? Deixe aqui embaixo sua opinião, irei adorar conhecer :) Beijos e até o próximo post.

36 comentários:

  1. Olá, até hoje eu só li um livro da Gayle mas gostei muito da escrita dela. Esse livro eu já conhecia e estou muito curiosa com ele, ainda não sabia tantos detalhes dele pois nunca tinha lido nenhuma resenha, e fiquei super contente ao ver suas opiniões sobre ele pois fiquei ainda mais curiosa para ler.

    ResponderExcluir
  2. Sou suspeita para falar, porque amo a escrita dessa escritora.
    Achei perfeito esse livro e achei que ela conduziu muito bem a estória.
    Gostei do seu ponto de vista e do carinho que escreveu a resenha.
    bjus

    ResponderExcluir
  3. Ola Thay lindona eu estou doida para ler esse livro e conhecer a protagonista que se liberta de amarras em sua viagem, gostei muito de Se eu fiar porém odiei a continuação, dessa vez vou esperar sair todos os livros para começar a ler. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  4. Oi! Eu já li Se su ficar e Para onde ela foi e estou mega curiosa com esse livro também. Se eu não me engano também é uma duologia não é?! Apenas um dia e Apenas um ano!!?
    Esse livro está no meu top de desejados! Acho que será o próximo que vou comprar.
    Abraço.
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  5. Sua resenha me deixou bem curiosa, gosto de histórias assim. Eu tenho o Se eu Ficar e o Para onde ela foi e ainda não consegui ler, mas desse ano não passa. o.o'
    Abraço!
    www.viciadosemleitura.blog.br

    ResponderExcluir
  6. Eu sinceramente amei o primeiro livro dessa série.
    Me deixou bastante curiosa quando cheguei ao desfecho, mas sinceramente
    ainda prefiro o SE EU FICAR viu? Mas mesmo assim Gayle Forman é Gayle Forman né? Eu adoro os livros dela e sem contar que virei fã por conta de sua escrita que é envolvente apesar de tudo. Eu gostei muito do desenvolvimento da sua resenha, mas o segundo livro eu achei que foi mais cansativo, apesar que eu gostei de tudo que houve. Espero que tu goste!

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/01/resenha-pandemonio.html

    ResponderExcluir
  7. Eu adoro tudo o que a Gayle Forman escreve e não foi diferente deste livro: adorei do começo ao fim, e ainda não li a sequencia porque peguei um spoiler do tamanho do mundo e perdi a empolgação, mas quero ler a continuação também. Apesar da protagonista ser insegura e tal, gostei bastante dela!!!
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oii!

    Eu li um livro dessa autora e foi uma mega surpresa para mim. A escrita dela é maravilhosa! Eu não li esse livro ainda, mas saber da forma como os personagens foram bem construídos, essas obras mais assim são ótimas para nos fazer refletir, identificar com os problemas, enfim, são grandes ensinamentos *-*.
    Gostei da resenha e fiquei curiosa com a obra!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Essa autora já gosta de um final daqueles de arrombar o coração de vez... quando li Se eu ficar, fiquei assim, mas graças a Deus eu já tinha a continuação.
    Já tinha vontade de ler esse livro, agora fiquei com mais vontade.. vou colocar na minha lista!
    Adoro histórias que nos faz refletir e nos passa ensinamentos..
    beijos
    www.conchegodasletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Gosto muito dos livros da Gayle e este em especial me conquistou , a leitura simplesmente flui ,os personagens são bem construídos e o final de fato me deixou com aquela sensação de quero mais ,ainda não li a sequei mais quero muito espero não me decepcionar
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Olá
    Tenho muita vontade de conhecer o Apenas um ano, mas esse também tem uma história interessante, mesmo a mocinha não ter me agradado tanto, gostaria de saber como foi a aventura dela por Paris que é uma cidade que gostaria muito de conhecer.
    Beijos

    http://poyozodance.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Como diria um amigo meu, o diabo mora nos detalhes. São as pequenas coisas que mudam tudo e isso é um fato. Não achei a premissa interessante, mas você foi tão veemente na recomendação, que até fiquei curiosa com a leitura. Acredito que não será pra já, mas assim que tiver um tempinho, dinheiro e espaço, é bem possível que me arriscarei.

    ;D
    Profissão: Leitora

    ResponderExcluir
  13. Oie!
    Eu já tive a oportunidade de ler esse livro, e fiquei envolvida durante a leitura que só parei quando cheguei a última página. Uma trama muito envolvente, delicada, que nos deixa refletindo. Gayle Forman tem o dom de envolver o leitor em suas tramas.
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  14. Essa foi a primeira resenha que li sobre o livro, gostei muito do livro se eu ficar e pelo o que vc disse sobre a escrita da autora me interessou muita, principalmente saber que o omance do livro é tão improvavel já que a conversa entre els flui como se ja se conhece a tempos.

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Nunca li nada dessa autora,tenho a ligeira impressão que essa autora não é pra mim,não consegui ter nenhuma ligação com seus livros e apesar de amar Paris nem mesmo isso me fez ter vontade de ler. Se eu fosse ler pressinto que eu ia detestar Allyson por ser essa pessoa em que tudo e todos decidem as coisas por ela,perdia logo a paciência e abandonaria o livro...mas confesso que fiquei bem curiosa com relação ao Willen e o que realmente aconteceu nessa viagem pra ela ter enfim mudado suas atitudes.

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2016/01/lancamento-de-janeiro-editora-arqueiro.html#comment-form

    ResponderExcluir
  16. Os personagens inseridos realmente são bastante reais, né? Gosto quando os autores trazem isso. Só li um livro da autora até agora e amei! Mal posso esperar para ler todos já lançados por aqui, rs.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  17. Oi! Tudo bem?

    Nunca li nada da autora, o primeiro livro que lerei dela chegará em breve aqui em casa. É "o que há de estranho em mim". Enfim, "Apenas um dia" parece um pouco teen demais para mim =/ Não leria não... Apesar que fiquei bem curiosa sobre esse final bombástico que disse na resenha!

    Beijos,

    Juliana Garcez | Livros e Flores

    ResponderExcluir
  18. Oi.
    Minha primeira experiência com a autora foi em Se eu ficar e foi tão frustrante que não tive coragem de pegar outro livro dela.
    A sua resenha serviu pra abrir meus olhos e ver que preciso dar uma nova chance e conferir se ela realmente cresceu na escrita...mas ainda não será com apenas um dia porque a proposta do enredo não me interessou.

    Beijos.
    Leituras da Paty


    ResponderExcluir
  19. Eu li Se eu ficar dessa autora e confesso que não sei se gosto ou não da escrita dela, às vezes ela é tão enrolada que não sei se gostaria de ler outros títulos dela, mas espero que esse não seja assim :)

    ResponderExcluir
  20. Oi!
    Confesso que abandonei essa autora e série com Se eu ficar, não sei se era porque eu esperava demais, mas achei muito parado o livro.
    Porém estou vendo que do terceiro livro pra frente tudo fica ótimo, e é só elogios quanto a história, quem sabe um dia dou outra chance a ele.

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
  21. Oiie,

    Comprei esse e mais dois livros dela na Black Friday e não vejo a hora de poder ler ele. Confesso que só li por alto a sua resenha, porque quero me surpreender, mas pelo o pouco que li preciso ler logo esse livro, tipo pra ontem kkkk adorei em saber que a nossa protagonista vai mudar radicalmente a sua vida rs

    BJs

    ♡ Amantes da Leitura

    ResponderExcluir
  22. Olá, eu li esse livro um tempo atrás e me apaixonei pela trama, é muito bem elaborada e acontece tudo tão no tempo certo que me apaixonei pelos personagens, tenho certeza que você vai amar o segundo livro!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  23. Oiiii, olha, eu ainda não li nenhum livro dessa autora-acredite. kkk Agora, lendo a sua resenha já sei por onde começar, o que me deixou mais animada em ler esse livro foi o fato de ter uma evolução na escrita da autora. Isso é muito bom. Além disso, a autora soube dosar e construir os personagens, isso quando acontece, deixa as tramas bem mais fluidas na hora da leitura. Amei e a dica já tá anotada.

    Beijos
    Vento Literário / No Facebook / No Twitter

    ResponderExcluir
  24. Olá!

    Gayle Forman parece estar sempre inovando e trazendo estórias novas e surpreendentes. Ainda não li nenhum livro dele, mas cada vez mais eu tenho certeza de que quero ler os livros dele. E acho que esse é mais um que eu vou querer.
    Sobre Allyson ir pra Paris com um estranho: sinto que deu merda.

    Beijos!

    www.cantinhocult.com

    ResponderExcluir
  25. Apenas um dia foi um dos melhores livros que li em 2015 e assim como você acredito que esse tenha sido o melhor livro da Gayle até o momento. Fiquei encantada pela história de Alyson e por todo o pano de fundo da história, juro que me senti em Paris. Depois dessa leitura corri para ler Apenas um ano e encontrar as respostas que ficaram em aberto no primeiro volume e embora o primeiro livro continue sendo o meu favorito, posso adiantar que também gostei do segundo, só queria mais algumas páginas no final, hahaha.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  26. Olá,
    Já tinha visto esse livro anteriormente mas não tinha parado para ler a sinopse e saber do que se trata. Gostei bastante da sua resenha porque você me deu vários motivos para ler ele. Hoje disse que o final é triste e falou que homens lindos que não valem nada, sendo assim, já Previ o que acontece no final. Quero ler para saber se estou certa ou não.
    Um beijo,
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir
  27. Olá, tudo bem ?
    Vamos as confissões: Nunca li nada da autora; Nunca tive vontade de ler nada da autora; Depois da sua resenha, quero ler esse livro.
    Sim, depois que li sua resenha achei esse livro muito bom, acho que pode trazer um bom ensinamento e também gosto quando as coisas não saem como todos esperam , gosto do diferente e fiquei curiosa com a história do inicio ao fim.
    Adorei, e darei uma chance para autora.
    beijos

    ResponderExcluir
  28. Oi Thayenne!
    Muito bonita as capas, o romance parece ser bem leve e com ensinamentos sobre os sentimentos. O jeito Allyson vai aproveitando sua vida conforme quer, agora em apenas um dia tudo pode mudar? Suas ações e não deixar ser controlada por qualquer ser? Enfim, não gosto muito de livros com finais tristes este tem?
    Beijos!

    ResponderExcluir
  29. Oi Thay,
    Eu já vi resenhas bem positivas para esse livro, mas ele não desperta nenhum interesse em mim. Ele lembra muito um livro que já li e não curti. Na verdade a premissa dos dois é quase igual. Menina certinha, que viaja,fica rebelde e conhece um cara lindo e blá, blá, blá.
    O problema é que eu tinha esperado muito mais da história e não rendeu nada e com essa se parece muito não lerei.
    Você considerou essa história uma das melhores de Gayle Forman e só o que mexeu comigo foi esse final bombástico que você falou hahahahahhaa CURIOSAAAA

    Abraço e Bons Livros,
    Biblioteca do Coração❤

    ResponderExcluir
  30. Olá!
    Aidna não li livros dessa autora, mas estão todos na minha lista!
    Adorei a sua resenha, me deu vontade de viajar para Paris também haha
    Eu achava que o livro terminava no final da viagem, mas pelo que você contou não é bem assim, e adorei me surpreender com isso já.
    Espero poder lê-lo logo!
    Beijos
    http://addictionforbooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  31. Eu amo a escrita da Gayle! <3
    Eu amei Apenas um Ano, a sequência desse livro, não sei dizer qual é melhor. Você já leu?
    É toda a história contada pelo ponto de vista do Willie, da para compreender bem melhor o que acontece com ele e como pensa... E o final menina a Allyson arrasa no final!!!!!!! <3

    Beijos e até daqui a pouco! ^^
    https://worldofmakebelieveblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  32. Olá Thay, nossa esse livro parece ser maravilhoso. Adoro a escrita da Gayle, ela nos transporta para a história de uma tal maneira que nos vemos submersos nos dramas e sentimentos dos personagens, esse livro está na minha lista quero muito ler mesmo, e depois dessa resenha maravilhosa onde descreve muito bem os personagens e cenário, me deu ainda mais comichão para poder ler.
    Beijos.
    Giuliana
    Clube do Livro & Amigos | Curtiu?

    ResponderExcluir
  33. Olá!
    Nunca li nada de Gayle Forman, mas como sempre falam muito bem fico curiosa. Bom saber que pra você esse é o melhor livro, começarei por ele. E também essa relação da mãe com a filha me chamou muita atenção. Gosto desse tipo de livro que, como você disse, trabalha relações reais.

    ResponderExcluir
  34. Olá,
    Estou querendo MUITO ler esse livro, mas ainda não havia lido resenha alguma do mesmo! Eu comprei "se eu ficar" e "para onde ela foi"... só li "se eu ficar" e no meu aniversário (no ano passado) ganhei "Eu estive aqui"! Senti um amadurecimento bem grande quanto a sua escrita, achei que ela trabalhou bem mais nesse livro e com certeza "Apenas um dia" e "Apenas um ano" seguem o mesmo caminho. Quero ler os dois assim que puder, pois acho que vou me surpreender com a aventura haha

    Karine || Ainda Me Livro

    ResponderExcluir
  35. Oi, tudo bem?
    Não sou muito fã da Gayle Forman, os livros que li dela não me chamaram muito a atenção. Se Eu Ficar foi o primeiro livro dela que eu li e apesar das críticas positivas, para mim a leitura não andou. Achei a Mia uma personagem chata e cheia de mimimi's, não consegui me emocionar com a história dela e é por esse fato que, ultimamente, tenho deixado de lado os livros dessa autora.

    Beijos!

    Books and Movies
    www.booksandmovies.com.br/

    ResponderExcluir
  36. Olá!
    Até hoje não li nada dessa escritora. Tenho o livro Se Eu Ficar, mas não tive oportunidade de ler. A história parece ser muito boa. Não leria nesse momento, mas quem sabe mais pra frente embarque nessa história.
    Beijinhos!
    http://www.eraumavezolivro.com.br/

    ResponderExcluir

© Entre óculos e Livros - Todos os direitos reservados.
Criado por: Thayanne.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo