Curta e fique por dentro!

Resenha #75: Eu não sei lidar.


Autor (a): Lucas Silveira
Editora: Dublinense
Páginas: 156
ISBN: 9788583180586

Sinopse: A incapacidade de lidar. Eis aqui, explícito logo no título do livro, um dos combustíveis mais poderosos para transformar a própria experiência em algo bem maior e mais universal que dramas pessoais ou segredos guardados dentro de um caderno esquecido em uma gaveta qualquer. Não saber lidar. Eis uma característica marcante de Lucas Silveira. Que talvez só não seja maior do que o seu desejo de compartilhar. 
Em seu conjunto, este livro é uma espécie de farol, só que ao invés de marcar o ponto de chegada, é um farol concebido para iluminar o que ficou para trás. É por isso que ele revela não apenas a história escondida nos versos de cada canção, mas também o que liga cada uma delas e o que faz deste conjunto uma obra inteira, uma narrativa musicada de memórias fragmentadas.
Aqui, cada canção funciona como um pequeno ponto luminoso. A cada página, essa luz vai desvelando algo inesperado. Relatos do universo da música e sua trajetória profissional de repente se misturam com lembranças da vida pessoal, da infância, e desembocam em dilemas que geraram grandes histórias. E aos poucos é possível ver formar-se um caminho.

"A quebra de uma certeza é dolorosa, principalmente quando acreditamos no que chamam de 'amor eterno'."

Eu sempre quis saber o que se passava na mente e na vida de quem criava minhas músicas favoritas. O que as levava a escreverem. E o Lucas realizou isso! Sou fã das músicas da Fresno desde que ouvi Quebre as Correntes pela primeira vez na MTV, quando isso aconteceu eu era uma criança. Desde então acompanho a banda. Tenho mais de 30 músicas da banda no meu mp4.

No livro o Lucas compartilha fragmentos de sua vida que o ajudaram a compor determinada canção, além de conhecermos ele melhor. Suas escolhas, sua família, seus amigos, seus relacionamentos amorosos.

Assim que o livro chegou, devorei a parte sobre a música Infância, de todas as músicas da Fresno/Beeshop/Visconde (os dois últimos são projetos solos do Lucas) foi a que mais mexeu comigo. Eu criei vários cenários onde esta música se encaixaria, as razões para ela ter sido escrita. E passei bem longe do motivo real hahaha.

Se é fã da banda, leia! Se não é, leia! Assim você conhecerá melhor essa pessoa enigmática e peculiar que é o Lucas Silveira.

A editora fez uma excelente trabalho tanto na diagramação, quanto nas ilustrações, estão impecáveis e belíssimas.
P.s: Desafio os fãs a lerem as músicas fora do ritmo, é impossível!

Espero que gostem. Beijos e até o próximo post.

19 comentários:

  1. Ooi! Nossa, eu não sabia que o Lucas escreveu um livro. Achei interessante a premissa e sua analise. Não sou fã da banda, mas mesmo assim... :)
    Adorei o blog. Beijos
    SIL ~ Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  2. Oi Thayenne!
    Eu adoro ver essas paixões de fã, de verdade! Sei bem como é.
    Nunca fui fã de Fresno, nem de músicas parecidas, mas saber separar o artista dos meus próprios caprichos é uma coisa que eu estou me esforçando para aprender. Que bom que o livro superou suas expectativas, fico muito feliz por você!
    Bjssss
    http://umavidaliteraria1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Humm... esse não é o tipo de livro que leria.
    Mesmo se conhecesse banda, não leria, não tenho tanta curiosidade assim de conhecer a vida de famosos.
    Em todo o caso, conhecendo ou não o autor, não faz meu estilo, nem de leitura, nem musical, então não me desperta nenhum curiosidade, nem mesmo suas palavras elogiosas sobre a obra.

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Geeeeeente, não sei lidar com um livro do Lucas, ahahahahahah.
    Vou colocar na minha listinha, com certeza.
    Escuto a Fresno desde a época da MTV também e as músicas mais recentes também são minha paixão. <3


    Um beijo!
    Crônica sem Eira

    ResponderExcluir
  6. Olha eu tenho um CD do FRESNO. Adoro as músicas dele...DEIXA QUE O TEMPO VAI...ELE TE TROUXE ATÉ AQUI hahahaha...não lembro...Mas mesmo assim fiquei interessada em saber sobre a BIOGRAFIA dele, pois tenho notado que muitos cantores agora estão fazendo isso e acho bem legal, porque assim podemos entender um pouco sobre a vida deles e também sobre a música, enfim...Eu talvez compre, mas não por agora. Mas mesmo assim vou ver se compro pra mim no natal. Parabéns pela sua resenha. Eu já tinha visto uma antes, mas a sua ficou muito bem escrita e adorei =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/11/resenha-os-bons-segredos.html

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Não sabia que o Lucas havia escrito um livro.
    Era bastante fã do Fresno, mas, de uns tempos pra cá, acabei me distanciando. Confesso que não sinto vontade de ler esse livro, acho que não iá me agradar muito. Quem sabe mais para a frente?
    Gostei muito da sua resenha.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  8. Olá, Thayenne.
    Eu não me interessei em ler esse livro. Não gosto muito de livros assim, prefiro ler ficção. E se você não fala, eu nem sabia quem era na capa do livro heheh. Não sou muito ligada em música, só ouço quando toca nas novelas por exemplo e olhe lá hehe.

    ResponderExcluir
  9. Não conheço o cantor nem a banda, e também nunca tinha ouvido falar desse livro. Deve ter sido uma experiência bem legal mesmo para você, sendo tão fã, mas não fiquei curiosa para ler. Não sou uma pessoa muito musical, e não curto ler livros que falam sobre a vida de pessoas de quem não sou fã, então passo a dica.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  10. O, Thayenne, tudo bem?
    Não sou fã do cantor, então,não tenho o que opinar, mas, no geral é muito bom quando temos uma forma de nos aproximar de quem gostamos.
    Bjs Ju
    Visite: Nossa Estante Nacional

    ResponderExcluir
  11. Hey, tudo bem? Gostei do post!
    Não me interessei pela leitura, então nem vou me estender no comentário, pois nem conhecer o Lucas conheço... Não tenho interesse na vida dele, então irei passar a dica.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Oi flor, eu confesso que não conheço muito os trabalhos dele como cantor e autor das letras por isso não é um livro que me interesse sabe? Mais fico imaginando aqui como seria se tivesse um livro assim dos cantores que gosto, iria super amar mesmo. Kkkk Enfim, mesmo não sendo um livro que eu compraria ou vou comprar fico feliz por ele ter uma boa diagramação e ilustrações.

    bju
    http://ventoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Eu costumava escutar muito as músicas do Fresno, mas nos últimos anos acabei esquecendo da banda, não sei porque. Vou aproveitar seu post para voltar a ouvir novamente essas canções que eu tanto adorava e quem sabe ler o livro do Lucas também.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  15. Não sou fã dessa banda, mas sei bem o que você sentiu quando começou a ler. Porque foi assim comigo quando li as biografias do Iron Maiden, minha banda preferida ever, quase pirei lendo como foi o processo criativo das músicas que acompanham minha vida. Apesar de não ter me interessado pela leitura, é bom saber que a edição do livro tá bacana, tem algumas edições por aí, pecando um pouco nisso.

    Nelmaliana Oliveira
    Profissão: Leitora

    ResponderExcluir
  16. Não costumo ouvir as músicas da banda Fresno, mas achei fantástica a ideia do Lucas de falar sobre a criação de suas músicas. Acho que para os fãs, esse livro deve ser uma pérola. Eu não leria porque, como disse, não sou fã da banda. Mas tenho uma sobrinha que vai gostar de ganhar essa obra. Uma boa ideia de presente de Natal, né? ;)

    ResponderExcluir
  17. Eu não conheço o cantor e confesso que não gosto e nem tenho paciência pra ler livros nessa temática. Eu sou mais de assistir aos documentários na tv a ter que ler num livro. Mas para quem é fã, com certeza é maravilhoso poder conhecer mais sobre o cantor e todo o trabalho por trás daquelas canções que tanto ouve.

    Beijinhos!
    www.citacaonumclick.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oii, tudo bem?
    Eu gosto muito da banda Fresno, apesar de não ter escutado muitas musicas deles. Mas eu confesso que gostaria muito de ler esse livro, ele poderia trazer um ponto de vista diferente para mim.

    ResponderExcluir
  19. Adoro encontrar livros novos...
    Nem sabia que esse livro existia, mas fiquei super curiosa com ele, que já entrou na lista de desejados. Fiquei mais interessada ainda por saber que a indicação vale para quem não é fã também. Não é o meu caso, pois eu adoro a banda, mas gostei de saber que o livro não é só direcionado aos fãs, parece que fica mais completo assim :)
    Adoro Quebre as correntes - é uma das minhas músicas preferidas e ela está em praticamente todas as minhas playlists...rs

    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir

© Entre óculos e Livros - Todos os direitos reservados.
Criado por: Thayanne.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo