Curta e fique por dentro!

Resenha #73: Fangirl.


Título original: Fangirl
Autor (a): Rainbow Rowell
Editora: Novo Século
Páginas: 421
ISBN: 9788542803686

Sinopse: Cath é fã da série de livros Simon Snow. Ok. Todo mundo é fã de Simon Snow, mas para Cath, ser fã é sua vida e ela é realmente boa nisso. Vive lendo e relendo a série; está sempre antenada aos fóruns; escreve uma fanfic de sucesso; e até se veste igual aos personagens na estreia de cada filme.
Diferente de sua irmã gêmea, Wren, que ao crescer deixou o fandom de lado, Cath simplesmente não consegue se desapegar. Ela não quer isso. Em sua fanfiction, um verdadeiro refúgio, Cath sempre sabe exatamente o que dizer, e pode escrever um romance muito mais intenso do que qualquer coisa que já experimentou na vida real. Mas agora que as duas estão indo para a faculdade, e Wren diz que não a quer como companheira de quarto, Cath se vê sozinha e completamente fora de sua zona de conforto. Uma nova realidade pode parecer assustadora para uma garota demasiadamente tímida. Mas ela terá de decidir se finalmente está preparada para abrir seu coração para novas pessoas e novas experiências. Será que Cath está pronta para começar a viver sua própria vida? Escrever suas próprias histórias?

"– Nada. Nada. É que... não se pode dedistir às vezes? Não é OK dizer 'isso tá me machucando demais, então vou parar de tentar'?– Isso levanta um precedente perigoso.– De evitar a dor?– De evitar a vida."

Cath é uma menina de dezoito anos que (ainda) cultiva sua paixão pela série de livros Simon Snow. Ela é tão fanática que junto com sua irmã começou a escrever fanfics. Mesmo que sua irmã tenha desistido, ela continua dedicando uma boa parte do seu tempo a esse hobby. 
Cath muda-se para o dormitório da faculdade, rezando para que sua companheira de quarto seja legal, ela está meio receosa, pois detesta conhecer novas pessoas, porém, como Wren (sua irmã gêmea) se recusou a dividir o quarto, Cath acaba tendo que dividi-lo com Reagan.
Reagan de inicio se mostrar uma pessoa difícil de lidar, mas que com o tempo e a aproximação se tornará uma amiga e tanto para a Cath. 

Cath é muito peculiar, ela é tímida, reservada e tem dificuldade para confiar nas pessoas, me identifiquei com quase todas as características dela, exceto é claro a timidez hahahaha. Enfim, acredito que essas coisas tenham aflorado após ser abandonada pela mãe aos  oito anos, e tendo que conviver com as "crises" do pai e uma irmã que se tornou distante. Queria muito acreditar que a Wren não é ruim, apenas mal interpretada, mas ela dificulta muito a vida da Cath. Ela melhor que ninguém sabe o quanto está sendo difícil para a Cath se adaptar na faculdade. 

"Você pode ir lá se relacionar com a pessoa que nos abandonou, e vou ficar aqui e tomar conta de quem ficou pra juntar os pedaços."

Logo no seu primeiro semestre ela conhece o Nick, um cara aparentemente legal. Eles passaram um tempo juntos e Cath começa a achar que fez um amigo, porém ela acabará por descobrir que Nick só estava usando-a. Deixando a Cath ainda mais sensível. Contudo, toda desgraça é pouco hahahahaha, Cath vai pegar o Levi (ex-namorado da Reagan) beijando outra garota. Só que dias antes ele tinha beijado e dormido com a Cath.

"– Como você se sente quando sorrio pra você?[...]– Como uma idiota - ela disse baixinho - E com vontade de que não pare nunca."

Não costumo pesquisar sobre os livros que irei ler, com este não foi diferente. Mas, como muita gente já leu é impossível não saber a opinião dos outros sobre a estória. E vi/li que muitas pessoas não gostaram das cenas de fanfic. No começo, quando era apenas trechos não me incomodou em nada, mas quando a Rainbow colocou trechos mais longos, a leitura se tornou arrastada, porque ao mesmo tempo que eu queria saber o que aconteceria na estória da fanfic, eu queria saber o que aconteceria com a estória da Cath. Tirando isso, a leitura foi muito agradável e fluida, e você nota a mudança na escrita da Rainbow. Fangirl foi seu primeiro livro publicado, a diferença dele para Eleanor & Park ou Anexos é enorme! A autora evoluiu muito. Então, aconselho há quem quer ler algo da autora começar por Fangirl e ir sem muitas expectativas, e só assim ler outras coisas da autora.

Já leram? Gostaram? Tem o interesse em ler? Deixe seu comentário abaixo! Beijos e até o próximo post.

21 comentários:

  1. Thayenne,

    Li "Ligações" da Rainbow e gostei bastante, apesar da trama ter me chamado a atenção, não sei se leria, pois como você apontou ela acaba ficando arrastada por causa da fanfic e como amei "Ligações" não sei se iria apreciar a leitura. Entretanto, gostei muito da sua resenha, parabéns.

    Abraços,
    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ei Thayenne!
    Nunca li Rainbow, me senti meio fora desse mundo agora kkkkk
    Acho que meu estilo literário é outra e ao mesmo tempos são muitos... me lembrou um pouco a escrita do John Green, que é ótima... Bom, acho que vou dar chance! Estou com espírito natalino kkkkk
    Bjss flor! Sucesso com o blog!
    http://umavidaliteraria1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Nossa, acho que estou perdida. Nunca ouvi falar sobre essa autora e seus livros.
    Não é meu gênero de leitura e acho que eu não leria.
    Um abraço
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  4. Olá, Thayenne!
    Tenho que confessar que esse livro foi a maior decepção ( ao meu ver), fique louca desesperada para comprar e acabei adquirindo o meu exemplar no lançamento da Bienal de SP, ao totalmente triste que o lance da fanfic e da protagonista não amadurecer durante todo enredo me deu nos nervos.
    Sucesso para blog.
    bjs Ju
    Visite: Nossa Estante Nacional

    ResponderExcluir
  5. Oie, tudo bem?
    Confesso que fiquei um pouquinho perdida na resenha, não por sua descrição, mas por não conhecer a autora na qual a trama tem como destaque. A premissa do livro não me atraiu muito, entretanto. Dessa vez eu deixo a dica passar. Parabéns pelo trabalho realizado no blog.

    Beijos,
    Dai | www.cheirodleivronacional.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oiee ^^
    Eu adorava as partes da fanfic na história, mas, como você disse, os trechos mais grandes acabaram tornando-se um pouco cansativos. Esse é o meu segundo livro favorito da autora ♥ haha' Acho a capa desse livro muito fofa ♥
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem??

    Fiquei apaixonada pelo enredo e pelas características da Cath... Também me identifiquei hehehe
    Uma pena que tem esse negócio da fanfic paralelo a história... Não tinha nem ideia de que o livro era assim,,, Mas ainda assim tenho vontade de ler, vou ver se não aproveito a black friday pra comprar :)

    XOXO
    umnovo-roteiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Olá, Thayenne.
    Eu tenho esse livro aqui em casa mas ainda não peguei para ler. Exatamente por causa das opiniões negativas sobre o livro. Mas como eu ainda não li nada da autora e não tenho nada para comparar, pode ser que eu goste hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  9. Oie Thayenne

    tudo bom?

    Fangirl teve um apelo especial pra mim. Primeiro porque a Cath assim como eu é bem tímida e introvertida e eu me identifiquei totalmente com algumas atitudes dela. Especialmente o fato de seu quarto ser um dos seus lugares preferidos no mundo - gente, os meus livros estão no meu quarto, só por isso já o amo loucamente (kkkkk) -, mas também por ela escrever fanfiction. Eu sei como é ficar obcecada, loucamente apaixonada e meio insana por um casal e querer criar histórias diferentes e situações diferentes e manejá-los de acordo com a sua vontade.

    Parabéns pela resenha!

    =)

    bjoks

    ResponderExcluir
  10. Olá!!

    Por esse não ser meu gênero preferido, eu nunca li nada da autora, nem pesquisei tb, Achei muito boa sua colocação sobre as fics, não tinha ideia que esse livro era assim, não tinha lido outras resenhas dele tb.
    Eu com certeza não iria gostar! Mas os outros dois dela, só escuto maravilhas! Da uma discuriosidade né! rs

    Bjus
    Blog Fundo Falso

    ResponderExcluir
  11. Já ouvi falar muito bem da Rainbow e acho tão legal quando vejo comentários sobre o primeiro livro (como esse no caso) e em quanto o autor evoluiu na escrita dos próximos. Isso é super legal e me faz ter vontade de ler todos os livros. Mas, infelizmente para mim, falta alguma coisa nos livros da Rainbow para me conquistar e fazer com que entrem na lista de leituras.
    Por esse motivo, e como você indica a ir sem muitas expectativas (assim como comentar que os outros são melhores) eu vou passar esse por enquanto :)

    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  12. Amiga primeiramente quero dizer que adorei a sua resenha, porque a trama do livro me chamou bastante atenção. Até então eu só li Eleanor e Park e parei por ai. Mas eu tenho os outros na minha estante e não vejo a hora de conferir, porque devem ser livros simplesmente maravilhosos.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/11/dia-de-quote-14.html

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    Eu ainda não li nada da autora, mas acho que começaria mesmo por este livro. Eu ouvi muitas pessoas falando que não curtiram muito mesmo este livro dela, mas acho que é tudo uma questão de pontos de vistas. Nem todo mundo pensa tudo igual né
    Mas é uma ótima dica, quem sabe eu ainda leia.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Sempre vejo o pessoal falando desse livro na blogosfera, mas nunca parei pra ver do que se travava. Não curto fanfics, não sei se teria paciência pra ler uma história que se intercala com cenas de fanfic. Mesmo sendo tudo fantasia, não sei.

    ;D
    Profissão: Leitora

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Sempre quis ler Rainbow, mas não pretendo ler Fangirl, gostaria de ler Anexos.
    Gostei muito da sua resenha e acho muito bacana o fato de a escrita da autora ter evoluído. Acho que a personagem é um pouco imatura, não sei, mas sinto isso toda vez que leio uma resenha desse livro. Enfim, acho que se eu ler esse livro vou me decepcionar. Vou direto para Anexos.
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Olá!!
    Ainda não li esse livro da Rainbow. Acho as capas dos livros dela tão bonitinhos! Eu já li Eleonor & Park e achei a história cativante.Quero muito ler "Ligações" e Anexos.

    Beijinhos!
    www.citacaonumclick.com.br

    ResponderExcluir
  17. Olá.
    Tudo bom?
    Estava até me interessando pela história, mas quando você disse que em uma parte do livro, por causa das fanfics a história fica arrastada, perdi toda a vontade de ler.
    Muito boa sua resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Oi
    Tive as mesmas impressões que você!
    Adorei Fangirl, mas me incomodei com a parte das fanfic´s. No começo foi tranquilo, mas depois ficou bem chato e confesso que pulei todas elas.
    Mesmo assim amei a história e Cath é uma fofa!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  19. Eu sou bem curiosos para ler alguma coisa da Rainbow Rowell, sempre vejo comentários bem bacanas de o quanto é legais os livros da mulher. Mas o que mais me deixou interessado foi Ligações! Parece um livro perfeito, ( ao meu vê)
    Bjks

    ResponderExcluir
  20. Não é um tipo de leitura que gostaria de fazer. Mas a sua resenha ficou bem legal. Acho que estou mudando meu estilo de leitura. Estou querendo ler coisas mais "adultas". Mas para quem gosta desse estilo, recomendaria essa resenha com certeza.

    Ficou bem escrita e eu gostei disso.

    Bjusss

    ResponderExcluir
  21. Quero muito algum livro da Rainbow Rowell, a cada resenha que leio, mais um vai para a lista de desejado!!! Acho que a primeira não tão positiva que li foi a sua, será que é o livro? Ou será que a altura não é tudo isso que falam??
    Adorei sua resenha!!!

    ResponderExcluir

© Entre óculos e Livros - Todos os direitos reservados.
Criado por: Thayanne.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo