Curta e fique por dentro!

Resenha #49: Tudo aquilo que nunca foi dito.



Título original: Toutes ces choses qu'on ne s'est pas dites
Autor (a): Marc Levy
Editora: Suma de Letras
Páginas: 239
ISBN: 9788581050089

Sinopse: Marc Levy, volta a cativar os leitores em seu oitavo livro. Em Tudo Aquilo Que Nunca Foi Dito, Marc Levy aborda a relação conflituosa entre um pai e uma filha. Poucos dias antes do seu casamento, Julia recebe um telefonema do secretário de seu pai. Como ela já tinha previsto, Anthony Walsh - empresário brilhante, mas pai distante - não poderá comparecer à cerimônia.
A ausência de seu pai em momentos importantes de sua vida da filha não é novidade para Julia. Mas pela primeira vez, a personagem tem que reconhecer que ele tem uma boa desculpa: Anthony Walsh morreu.
A ironia amarga da situação, com Julia forçada a adiar o casamento para enterrar o pai, faz aquela parecer mais uma das peças pregadas pelo destino na difícil relação entre os dois. Mas, no dia seguinte ao funeral, ela descobre, na forma de um enorme pacote deixado na porta de sua casa, que aquela não tinha sido a última surpresa de seu pai - e parte na viagem mais extraordinária de sua vida, uma oportunidade para que os dois digam um ao outro, enfim, tudo aquilo que nunca foi dito.

"A memória é uma artista estranha, refaz as cores da vida, apaga o medíocre, guarda só os traços mais bonitos, as linhas mais tocantes."

Faltando quatro dias para o seu casamento, Julia recebe a notícia de que seu ausente pai faleceu, e que ela precisa resolver as papeladas e ir ao enterro na tarde de sábado, que anteriormente seria o seu casamento.

Um dia após o enterro Julia recebe uma caixa endereçada a ela, e quando abre quão grande é a sua surpresa ao se deparar com uma cópia idêntica de seu falecido pai, que mais tarde viemos a saber se tratar de um protótipo de robô, onde a pessoa morta tem apenas 6 dias para fazer/falar tudo aquilo que nunca foi dito.

Julia perdeu a mãe duas vezes. A primeira quando a doença se instalou de vez, e ela precisou ser internada, já a segunda foi a definitiva, quando sua mãe faleceu. A relação com o pai foi ficando cada vez mais distante. Anthony passou toda sua vida se dedicando aos negócios r negligenciando a filha.
E quando ele retorna em forma de robô, ela terá que deixar o ressentimento de lado para poder ouvir tudo aquilo que nunca foi dito por seu pai.

Quando tentei ler este livro a primeira vez foi em 2012, não continuei porque era em pdf. Não gosto de ler em pdf, porque tenho três problemas de vista. Mas mesmo naquela época eu acreditava que o livro fosse se tratar do relacionamento entre pai e filha, porém fiquei muito surpresa ao me deparar com muitos outros segredos. Um romance "proibido" que houve há anos atrás, e que só não teve continuação porque o pai da Julia interferiu e separa-os.

"Nunca então vou esquecer o maravilhoso rosto que a vida me ofereceu num fim de tarde de novembro quando, com a esperança de volta, eu escalei o muro e caí nos seus braços, eu que vinha do Leste e você do Oeste.Você é e continuará sendo, na minha memória, a coisa mais bonita que já me aconteceu."

É intrigante ver o desenrolar da estória, ver como a Julia sempre achou que seu pai era negligente, quando na verdade ele estava sempre acompanhado o que acontecia na vida dela, mesmo sem ela saber.
Eu gostei do desenvolvimento do livro, principalmente quando vemos que o que realmente os impendia de serem uma família, era o sentimento negativo que a Julia guardava. 
A escrita do Marc é cativante, em apenas uma hora li mais do que metade do livro. Ele sabe como nos prender, como nos envolver com essa estória que foi tão emocionante. 5 estrelas com certeza!

Então, é isso! Beijos e até o próximo post.

Um comentário:

  1. Olá,
    Eu nunca li esse livro e nem nada do autor, mas sempre leio elogios, esse é, sem dúvidas, o livro dele que mais desperta meu interesse.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir

© Entre óculos e Livros - Todos os direitos reservados.
Criado por: Thayanne.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo